Desenvolvimento Humano

O Programa de Desenvolvimento Humano objetiva contribuir para o desenvolvimento integral de seus colaboradores por meio de Programas de educação permanente, reforçando a imagem e o diferencial competitivo do Banco e difundindo internamente os valores culturais, éticos e de sustentabilidade, tais como:

Desenvolvimento Educacional

O Banco da Amazônia, por meio da estruturação de seu Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), busca suprir necessidades de desenvolvimento e formação profissional permanente de seus empregados, atendendo objetivos estratégicos de crescimento, agregando conhecimentos para a formação de competências institucionais e elevando o nível de eficiência e competitividade da organização, com vistas à formação de massa crítica e aumento do capital intelectual do Banco

1. Programa de Língua Estrangeira – PLE: Tem o objetivo de proporcionar o aprimoramento nos idiomas de inglês, espanhol ou francês, mediante as necessidades relacionadas às atividades desenvolvidas pelo empregado em áreas específicas do Banco, objetivando o fortalecimento e a expansão dos negócios da Instituição.

2. Programa de Formação Superior – PFS: Tem o objetivo de estimular a formação educacional, em nível superior, de empregados que possuam até o nível médio de formação, através da participação em Cursos de Graduação ou Superior equivalente (seqüencial) diretamente vinculados aos negócios do Banco, como forma de elevar o seu grau de qualificação.

3. Programa de Pós-Graduação – PPG: Tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento em conhecimentos específicos de alto nível, através de programas de média e longa duração, em áreas estratégicas e prioritárias para o Banco, por meio da participação em cursos promovidos por instituições reconhecidas e devidamente habilitadas, podendo ser de caráter "stricto sensu" ou "lato sensu", nas seguintes modalidades: Especialização ou MBA, Mestrado e Doutorado.

Parcerias

São ações de incentivo à educação e pesquisa nas áreas consideradas de interesse do Banco e dos parceiros . Os projetos são realizados em conjunto com instituições públicas e privadas, visando atender o público interno e externo.

Ensino à Distância – EaD

A EaD possibilita a oferta de cursos e outros eventos de formação/capacitação independente das limitações geográficas e de tempo, otimizando os investimentos, por conta da ampliação das ações de qualificação profissional.

A infra-estrutura tecnológica para a concretização deste formato de ensino viabiliza o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem pela mediação de recursos didáticos dispostos de maneira integrada, apresentados em diferentes meios de informação (internet, vídeo-conferência, impressos, dentre outros) e veiculados através dos canais de comunicação disponíveis no Banco.

"Aprenda Mais"

O "Aprenda Mais" é um catálogo de cursos auto-instrucionais, ou seja, cuja responsabilidade pelo cumprimento de suas etapas é do próprio aluno, em temáticas relacionadas a conhecimentos específicos às unidades do Banco.

O Programa, através da oferta de cursos organizados em formato básico, informativo e dinâmico, pretende suprir demandas de treinamento em temáticas específicas do contexto bancário, proporcionado impacto positivo na melhoria do atendimento aos clientes, dinamização de processos e diminuição dos riscos operacionais e de custos com treinamento, o que contribui com o incremento dos resultados do Banco. Os cursos disponíveis estão relacionados aos temas como: Produtos e Serviços do Banco; Comunicação no Trabalho; e Atendimento e Técnicas de Vendas e Negociação.

Programa Gestão de Desempenho

O Programa de Gerenciamento de Desempenho tem como objetivo gerir o desempenho dos empregados de forma transparente e negociada e tem como princípios essenciais: Orientação à aprendizagem individual e organizacional, refletindo o modelo de gestão; Avaliação individual vinculada ao desenvolvimento pessoal, sem caráter punitivo, não diretamente vinculada à remuneração.

A avaliação de cada empregado é o resultado de dois tipos de avaliação: Avaliação de Desempenho Individual (ADI), constante das metas individuais; e Avaliação de Desempenho da Unidade (ADU), contemplando as metas coletivas da unidade.