Recrutamento, Encarreiramento e Promoção

O Programa é orientado pelos seguintes princípios: apoio ao estágio probatório para empregado recém admitido de forma que passe a integrar-se às políticas internas, atender as necessidades atuais e futuras dos seus colaboradores e do Banco e concorrência interna para as funções não preenchidas.

Todos os colaboradores são admitidos por meio de concurso público e ao ingressarem na Instituição passam por Programa de Ambientação que objetiva fornecer informações sobre o seu funcionamento. As atribuições e competências requeridas para cada cargo e função estão especificadas em Plano de Cargos e Salários (PCS). A evolução nos cargos é feita através do Programa de Promoções, já o acesso às carreiras comissionadas de Analista e Auditor é efetuado por meio do Programa de Encarreiramento.

Como parte do desenvolvimento e valorização dos seus empregados, o Banco da Amazônia adota concorrência seletiva para preenchimento de outras funções comissionadas, como de Gerentes Executivos, Superintendentes, Gerentes de Agências e Coordenadores. O processo de Concorrência Seletiva objetiva contribuir para acelerar a progressão interna ao identificar empregados que apresentam o maior nível de prontidão para assumir funções comissionadas, incluindo os níveis médios e altos de gestão.