Amazônia Florescer

PROGRAMA AMAZÔNIA FLORESCER URBANO– MICROCRÉDITO PRODUTIVO ORIENTADO

Em adesão ao Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo Federal, o Banco da Amazônia implantou o Programa Amazônia Florescer, atendendo, dessa forma, o disposto na Lei n.º 11.110, de 25 de abril de 2005.

O Programa foi concebido para possibilitar o acesso ao crédito aos empreendedores populares da Região Amazônica. Na operacionalização do Amazônia Florescer, o Banco conta com a parceria da Associação de Apoio a Economia Popular da Amazônia – Amazoncred, uma organização da sociedade civil, especializada em microcrédito, que dispõe de profissionais treinados para atuar com a metodologia de Microcrédito Produtivo Orientado, o qual consiste no atendimento ao tomador final dos recursos, realizando levantamento socioeconômico e prestando orientação educativa sobre o planejamento do negócio, para definição das necessidades de crédito e de gestão voltadas para o desenvolvimento do empreendimento.

Em 2011, o Microcrédito Produtivo Orientado teve um grande impulso, com o lançamento do Programa CRESCER pelo Governo Federal para estimular o mercado microfinanceiro e o empreendedorismo popular nacional. Neste cenário favorável, o Programa de Microfinanças do Banco da Amazônia, denominado Amazônia Florescer, fortalece ainda mais a sua missão de proporcionar a concessão e acompanhamento do crédito aos empreendedores populares promovendo a inclusão financeira e a geração de trabalho e renda bem como o desenvolvimento com igualdade social e sustentabilidade econômica na Amazônia Legal.

O Amazônia Florescer fortalece o papel fundamental do Banco da Amazônia como principal Agente de Desenvolvimento da Região Amazônica.