Agronegócio

barra projetista terra

Análise Socioambiental

O Banco da Amazônia e a Terras APP Solutions, por meio de acordo de cooperação técnica, disponibilizam o aplicativo de gerenciamento de risco socioambiental que permite ao proponente ao crédito rural organizar as informações para elaborar sua proposta de crédito rural, incluindo informações de cadastro pessoal, da propriedade, geoespaciais e da área a ser financiada. 

O aplicativo também permite, a partir de consultas aos bancos de dados de órgãos oficiais, capturar e registrar coordenadas geodésicas dos empreendimentos financiados, cadastrar informações do produtor rural, analisar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades, conduzir o monitoramento de mudanças de cobertura do solo com imagens de satélites e avaliar as conformidades socioambientais dos empreendimentos rurais, a partir de consultas aos bancos de dados de órgãos oficiais. 

Além de todos esses benefícios o aplicativo é possível cadastrar, junto ao Banco Central, as glebas financiadas em atendimento a Resolução CMN/BACEN nº 4.427, de 25/06/2015.

O acesso a nova ferramenta é realizada por meio da internet, através do seu celular ou desktop, em um ambiente seguro e ágil . O TERRAS tem como objetivo dar mais celeridade ao processo de análise do crédito rural, uma vez que a análise socioambiental será automática e reduzirá a apresentação de informações inconsistentes ou inadequadas. 

O aplicativo TERRAS entrou em uso, para todas as propostas rurais, exceto PRONAF, no estado do Pará e do Acre a partir do dia 25/09/2017 e as propostas de PRONAF em 16/10/2017Para os demais estados da Amazônia, a implantação está prevista para ocorrer até abril de 2018. 

Considerando as alterações referentes a vistoria prévia (PRONAF), tornou-se obrigatória a captura de três imagens de sua atividade produtiva, sendo necessário a atualização do aplicativo (versão 1.4.0). As propostas inseridas em versões anteriores (uma imagem do produtor em seu empreendimento e apenas uma imagem de sua atividade produtiva) serão aceitas para protocolo, análise e contratação até 30/03/2018.

Ainda dentro das ações de implementação do aplicativo de gerenciamento de risco socioambiental, TERRAS, estão previstas para o primeiro semestre de 2018 encontros/reuniões estaduais com projetistas e prestadores de assistência técnica para disseminar o uso desse aplicativo.

A implementação do aplicativo TERRAS nos estados terá o seguinte calendário:

calendário 3

 alerta - TERRAS - MT

Link de acesso ao aplicativo  http://www.terras.agr.br/