MPE – Crédito para crescer de forma sustentável

Exclusivo para empreendimentos localizados na região norte

O MPE financia a Implantação, ampliação, diversificação, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos não rurais, localizados na Região Norte, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO, viabilizado por meio de financiamento a investimento fixo e misto (capital de giro associado a investimento fixo), ou capital de giro.

A quem se destina

- Pessoas jurídicas de direito privado, classificadas como micro e pequenas empresas;

- Pessoas jurídicas de direito privado dos setores secundário e terciário, inclusive empresas encubadas, empresários individuais de responsabilidade limitada (EIRELI), associações e cooperativas enquadradas como micro e pequenas empresas;

Atividades financiadas

Agroindústria, Indústria, Comércio, Prestação de serviços, Turismo, Cultura e Produção de bens manufaturados e semimanufaturados destinados, exclusivamente, à exportação.

O que pode ser financiado

- Todos os itens para implementação do plano ou projeto, dentre os quais:

- Máquinas, equipamentos e veículos, aeronaves e embarcações de transporte de carga e de passageiros, novos ou usados, de forma isolada, desde que relacionados diretamente
com a atividade do empreendimento e mediante a comprovação de sua necessidade por técnico do Banco.

- Seguro dos bens oferecidos em garantia, nos primeiros dois anos, devendo constar dos orçamentos os valores estimados, observando-se que, caso na contratação ou renovação do seguro, o valor orçado não cobrir o valor do prêmio, o mutuário arcará com a diferença.

- Aquisição de imóveis (terrenos e/ou edificações) para localização ou relocalização do empreendimento.

- Capital de giro não associado (capital de giro isolado), para aquisição de matériaprima, insumos, bens ou produtos, necessários à formação ou manutenção do estoque do beneficiário para o desempenho de sua atividade.

Limite Financiável

- Financiamento total: Até a capacidade de pagamento, com comprometimento máximo de até 70% da disponibilidade financeira do empreendimento.

- Investimento misto: Observado o limite do financiamento total, a parcela equivalente ao capital de giro é limitada a 35% do investimento total, podendo ser elevado a até 50%, desde que justificado pelo plano/projeto e comprovada a sua necessidade pelo Banco

- Investimento Fixo: Observado o limite do financiamento total, poderá ser financiado até 100% do valor dos itens financiáveis.

Prazos

- Investimento fixo ou misto: Até 12 anos, incluída carência de 4 anos, podendo se estender a até 20 anos, incluída a carência de 5 anos, quando destinado aos meios de hospedagem de empreendimentos de atividade turística;

- Capital de Giro não-associado a investimento (aquisição de matéria prima/insumos/bens/produtos): Até 3 anos, incluída  carência de até 06 meses.

- Aquisição de imóveis (localização ou relocalização do empreendimento): Até 15 anos, incluídos até 4 anos de carência, desde que a proponente tenha, no mínimo, 2 (dois) anos de funcionamento

- Operações voltadas à exportação. Finalidade: capital de giro não associado a investimento: Até 12 meses, com o reembolso do crédito ocorrendo de uma só vez, na data de vencimento, admitidas amortizações parciais ou liquidação da dívida antes do vencimento da operação.

Garantias

Reais e Pessoais. Nos financiamentos a máquinas, equipamentos e veículos de transporte de carga e de passageiros e imóveis, isoladamente, o próprio bem a ser financiado poderá ser tomado como garantia prévia.

Vantagens

- Menores taxas do mercado e Isenção do IOF

- Amplo prazo para pagamento

- Bônus de Adimplência de 15% sobre os encargos nas parcelas pagas até o dia do vencimento da parcela.

- Bens financiados podem ser tomados como garantia prévia.