Amazônia Sustentável
O Plano Amazônia Sustentável (PAS) Plano estratégico para a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira, mediante a implantação de um novo modelo pautado na valorização de seu enorme patrimônio natural e no aporte de investimentos em tecnologia e infra-estrutura.

Ações: Criado em 2009, o FNO-Biodiversidade objetiva apoiar empreendimentos para manter e recuperar a biodiversidade da Amazônia; alavancar o desenvolvimento florestal e apoiar à regularização e recuperação de áreas de Reserva Legal degradadas/alteradas.

Com o FNO Biodiversidade, o Banco da Amazônia foi agraciado com o Prêmio Internacional ALIDE VERDE, da Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento- ALIDE, que reúne 80 membros da América Latina e Caribe.

O objetivo principal do prêmio ALIDE é parabenizar os bancos de desenvolvimento da América Latina e Caribe, que contribuem para o desenvolvimento econômico e social e que também visam ao progresso em conjunto com a preservação do meio ambiente. A categoria ALIDE Verde é destinada para instituições financeiras que aplicam programas de desenvolvimento sustentável.

Dados Financeiros do FNO-Biodiversidade: Até 2013, já foram contratadas 263 operações, totalizando recursos de R$ 276,3 milhões, sendo que destes, somente em 2013 foi contratado o valor de R$ 148,5 milhões.