Ciência e Tecnologia

O Programa de Desenvolvimento Macrorregional Sustentável tem como objetivo geral reduzir as desigualdades regionais e sociais pela potencialização dos ativos territoriais endógenos. Como objetivos específicos busca promover o desenvolvimento e integrar os instrumentos de crédito e de financiamento público.

Ações: O Banco apóia com recursos não reembolsáveis a elaboração e execução de projetos de pesquisa que se voltem aos aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais das atividades produtivas prioritárias para o desenvolvimento da Amazônia. Os recursos são repassados para instituições regionais de ensino e pesquisa sediadas na Amazônia, com o objetivo de convergir conhecimento científico e/ou buscar alternativas e avanços tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável.

Dados Financeiros: Já foi aportado, até 2013, o montante aproximado de R$ 26 milhões, distribuídos em 369 pesquisas, de aproximadamente 40 instituições, nos nove estados da Amazônia Legal brasileira.