Cultura

O Programa Mais Cultura marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica e, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto.

Alinhado às políticas, planos e programas do Governo Federal para a Região Amazônica, o Banco lançou o Programa de Ação Amazônia Mais Cultura, cuja proposta é ser uma importante âncora na valorização da cultura amazônica, em consonância com a agenda social do Governo Federal, que tem neste segmento um dos eixos prioritários e estratégicos.

Uma das ações do programa é a Capacitação em Projetos Culturais, tendo como realizador o Ministério da Cultura, em parceria com o Banco da Amazônia, o SESI e as Secretarias de Cultura dos estados da região amazônica. O curso tem como meta capacitar, informar e instruir gestores empreendedores e agentes da área, subsidiando-os na gestão de projetos culturais e no relacionamento com as fontes de financiamento, entre as quais se enquadra o Banco da Amazônia.

Ações: O Programa Amazônia Mais Cultura financia produção, circulação e comercialização de produtos culturais, contribuindo para a geração de emprego e renda na região.

Dados financeiros: Em 2013, para financiamento à produção, circulação e comercialização de produtos culturais, foram contratadas 48 operações, no valor total de R$ 17,1 milhões, em apoio à agenda social do Governo Federal e às estratégias da Instituição, com vistas à valorização e desenvolvimento das atividades culturais da Amazônia.