Micro, Pequenas e Médias Empresas

O Programa de Desenvolvimento de Microempresas e Empresas de Pequeno e Médio Porte tem como objetivo geral fortalecer as microempresas e empresas de pequeno e médio porte. Dentre seus objetivos específicos destacam-se o acesso ao crédito e infra-estrutura e a implementação de políticas públicas com vistas à promoção do desenvolvimento integrado dessas empresas em arranjos produtivos locais, possibilitando a geração de emprego e renda e o estímulo às exportações.

O Banco da Amazônia vem desenvolvendo ações no sentido de intensificar seu apoio às microempresas e empresas de pequeno porte. Dentre as quais se destacam a participação, dos Diretores do Banco no Conselho Deliberativo do SEBRAE nos estados da Amazônia Legal e no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e a parceria com o SEBRAE Nacional, com quem mantém convênio de cooperação geral, visando desenvolver ações voltadas à ampliação do atendimento e à melhoria do acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas que atuam na Amazônia.

Ações: Em 2013, em parceria com o SEBRAE Nacional, foram contratadas 660 operações de crédito no valor aproximado de 390,0 milhões, atingindo 97,2% da meta estabelecida para o programa.
 
Criação do FNO Empreendedor Individual - EI:

Visando estimular o desenvolvimento da região em bases sustentáveis, o Banco da Amazônia criou uma linha de crédito específica para atender os empreendedores individuais. Trata-se do FNO-EI que apóia empreendimentos não-rurais, com recursos destinados a investimento fixo e misto para aquisição de máquinas,equipamentos,veículos, construção, reforma e capital de giro para formação ou manutenção de estoques.

Dados Financeiros: Durante o exercício de 2013, o Banco da Amazônia contratou 1.071 operações de crédito no valor de R$ 7,3 milhões, representando uma evolução de 28,7% no volume de recursos contratados.