05/07/2017 - Banco da Amazônia debate ciência e desenvolvimento para o fortalecimento regional

Na semana de celebração dos 75 anos do Banco da Amazônia, a instituição promove nesta quarta-feira, 5 de julho, às 9 horas, no auditório Lamartine Nogueira, o evento “Ciência e Desenvolvimento: dimensões necessárias para o conhecimento e o fortalecimento da Amazônia”.

Com a participação dos pesquisadores doutores Alfredo Homma (Embrapa), Fabrício Khoury Rebello (UFRA), Marcos Antônio Souza dos Santos (UFRA) e Maria Lúcia Bahia Lopes (Banco da Amazônia/Unama), a ocasião marcará, ainda, o lançamento da 22ª edição da Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, periódico da instituição criado para divulgar os resultados de pesquisas científicas sobre temas regionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Haverá, também, homenagens aos colaboradores pioneiros da revista.

“Ciência e Desenvolvimento são duas dimensões indissociáveis e, no caso particular da Amazônia, mais do que em qualquer outro subespaço regional brasileiro, precisa do estreitamento dessa relação, fundamental para a construção de um processo de desenvolvimento sustentável. Daí a iniciativa desse evento, onde se debaterá o papel e a importância do Banco na promoção dessas dimensões”, diz Marivaldo Melo, presidente do Banco da Amazônia.

Principal órgão de fomento do Governo Federal no Norte do país, o banco tem como missão desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes e a publicação da Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento foi uma das formas encontradas pela instituição para ir além do crédito e contribuir para a solução dos desafios que se impõem à região.

Criada em 2005, este ano a revista completa 12 anos de existência e, nesse período, já foram publicados cerca de 250 artigos, abrangendo temáticas diversas, todas focando aspectos da realidade dos nove Estados que compõe a Amazônia Legal.

Serviço:

Evento: “Ciência e Desenvolvimento: dimensões necessárias para o conhecimento e o fortalecimento da Amazônia”

Data: 5 de julho de 2017;

Hora: 9h;

Local: Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas, 800 – Campina (Auditório Lamartine Nogueira)

Programação:

9:00 – Abertura

9h15 – Mesa-redonda “Ciência e Desenvolvimento: dimensões necessárias para o conhecimento e o fortalecimento da Amazônia” – Professores Doutores Alfredo Homma, Fabrício Khoury Rebello, Marcos Antônio Souza dos Santos e Maria Lúcia Bahia Lopes

10:15 – Homenagem aos editores pioneiros da Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento

10h30 – Lançamento da 22ª edição da Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento