22/11/2017 - Gincana estimula solidariedade para ajudar crianças e idosos carentes

Com a finalidade de um Natal mais alegre para jovens e crianças de diversas entidades beneficentes, o Banco da Amazônia realiza há 13 anos a Gincana Natal Solidário. A campanha deste ano iniciou no dia 7 de novembro com o slogan “Fazer o bem, faz bem” e tem como foco arrecadação de brinquedos novos, fraldas (infantil e geriátrica) e alimentos não perecíveis.

No ano passado, foram 15 entidades contempladas por essa ação, entre elas estão à Casa de Acolhimento Luz da Fraternidade, Associação de Apoio aos "Filhos do Aurá" e Clube das Mães Guerreiras da Cabanagem. As entidades são cadastradas e sorteadas pela Gerência de Imagem e Comunicação do Banco.

Fundado em 4 de abril de 2008, o Clube das Mães Guerreiras da Cabanagem oferece pequenas reuniões, palestras e hoje o projeto atende cerca de 140 mulheres, oferecendo atividades diversas como:  encontro de mães, oficinas e cursos profissionalizantes. Para a Presidente, Sônia Maria Silva, a gincana que o Banco realiza é muito importante para o reconhecimento das entidades e auxilio a pessoas carentes. “Todos os anos ficamos na expectativa de realizar uma grande cerimônia de natal, ver o sorriso de cada um e a felicidade em cada olhar. Ano passado fomos agraciados com as doações do Banco da Amazônia, e foi uma surpresa, pois não havíamos nada a oferecer”, revelou. “Seguimos firmes e fortes nesse projeto, além de trazer transparência no que fazemos e acima de tudo alegrar quem necessita”, disse Sônia.

Outro projeto atendido mo ano passado pela Gincana, a Casa de Acolhimento Luz da Fraternidade, fundada em 2016, acolhe moradores de rua e os incentiva a retornar ao convívio de suas famílias. Para Fernando Nogueira, responsável pela casa, “Foi um momento único e de muito amor para nós. Os donativos recebidos contribuíram para nossa festa de natal e reuniu todas as pessoas carentes da comunidade”.

O Banco da Amazônia realiza a Gincana Natal Solidário desde 2004 e resultam no envolvimento de colaboradores, clientes, terceirizados, estagiários e parceiros. Em 2016, foram arrecadados, no total, mais de 5.900 quilos de alimentos não perecíveis, mais de 200 pacotes de fraldas e 3.500 brinquedos novos, distribuídos para várias localidades da região Amazônica.

Segundo o gerente de Imagem e Comunicação do Banco, Ewerton Alencar, esses resultados refletem o envolvimento de todos que tornam a ação possível a cada ano, trazendo a satisfação de saber que a gincana beneficia pessoas não só com donativos, mas também com sorrisos. “As atividades que Banco realiza nos fortalece, fazendo com que nos dediquemos todos os anos para aumentar nossas arrecadações e ajudar o próximo”, relatou.

O Banco da Amazônia receberá as doações até o dia 21 de dezembro nas agências da Instituição.

Movimento pela Sustentabilidade

Paralelamente à Gincana Natal Solidário 2017, ocorreu de agosto até o dia 17 de novembro, o Movimento pela Sustentabilidade, atividade que mobilizou empregados do Banco para realizarem ações de responsabilidade socioambiental em prol da comunidade onde a Instituição atua. Em formato de competição, foi dividida em quatro desafios: Coleta PET, Movimentação, Educação e a novidade desta edição, o concurso de fotografia. Os voluntários foram estimulados a fazer parcerias com entidades públicas e/ou privadas para execução das ações.

De acordo com a Coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Banco, Laura Santos, o objetivo da iniciativa é “conscientizar a toda a comunidade acerca das questões socioambientais atuais, e em consequência, contribuir para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica”, disse.

“Vale lembrar que esta ação, ao lado da Gincana Natal Solidário, são os maiores movimentos do trabalho voluntário dos colaboradores do Banco da Amazônia, pois conseguem apoio das pessoas em prol de causas nobres e conscientizam sobre a responsabilidade socioambiental e melhoria da qualidade de vida da comunidade”, informou o gerente executivo Ewerton Alencar.