Banco celebra dia da agricultura familiar com assinatura de contratos com recursos do Pronaf


No próximo dia 27 de junho, o Banco da Amazônia vai celebrar o Dia da Agricultura Familiar com cerca de 300 agricultores vindos dos municípios de Abaetetuba, Igarapé-Miri, Castanhal, São Miguel do Guamá, Capanema, Bragança, Tomé-Açu, além de autoridades e executivos da Instituição.

Será uma cerimônia que contará com a assinatura de contratos de Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf), lançamento da logo e slogan da agricultura familiar, palestras sobre as linhas de disponíveis na instituição, apresentação dos resultados do Plano Safra 2013/2014 e diretrizes do Plano Safra 2014/2015 no Banco da Amazônia. A ação será realizada no auditório Rio Amazonas, 15º andar da Matriz, na av. Presidente Vargas, 800 e compõe as homenagens alusivas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a gerente executiva de Microfinanças e Agricultura Familiar do Banco, Cristina Lopes, o objetivo das ações é fortalecer o segmento e reconhecer sua importância para a economia do país. "A agricultura familiar além de ser a forma predominante de agricultura na produção de alimentos, representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades", afirmou. No último plano Safra 2013/2014, a instituição aplicou mais de R$ 620 milhões em toda a Amazônia, superando sua meta que era de R4 600 milhões.

A produtora Benedita do Nascimento, residente do município de Moju, interior do Pará, é uma das beneficiadas com o Pronaf. Ela conheceu o Banco em 2001, quando decidiu investir na plantação de dendê, com apoio da empresa Agropalma. Benedita conseguiu um lote de 10ha e junto do marido e dos dois filhos começou seu negócio, em pouco tempo já havia conseguido resultados satisfatórios. "O financiamento recebido pelo banco possibilitou que eu e minha família tivéssemos recursos necessários para cobrir as despesas do ciclo produtivo e manter nosso sustento", explicou.

Ainda como parte das ações do Dia da Agricultura Familiar, Cristina Lopes explica que haverá a Gincana pela Sustentabilidade 2014 (de 7 de julho a 3 de outubro de 2014), inauguração de exposição com o tema também associado ao AIAF e o concurso interno para escolha de slogan para a marca da agricultura familiar da instituição, que terá o ganhador premiado na cerimônia do dia 27 de junho.

A exposição especial no Espaço Cultural vai ser inaugurada no dia 3 de julho, com a temática voltada para a agricultura familiar e, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), serão publicadas ainda três cartilhas sobre temas relacionados a este segmento e fará o lançamento da Cartilha Pronaf Mulher que, posteriormente, ficará disponível no site do banco.