Vernissage de exposição sobre o Círio será na próxima sexta-feira

Com a realização do Círio de Nazaré em Belém do Pará, uma série de outras ações são promovidas pelas Instituições como forma de homenagear a Virgem de Nazaré. No Banco da Amazônia, ocorrerá nesta sexta-feira (5), às 18h30, a vernissage da exposição iconográfica sobre o Círio, da artista Catalina Murchio. A abertura será no Espaço Cultural do Banco e segue para visitação do públicoaté o dia 31 de outubro, das 10h às 17h.

Com curadoria da pedagoga e especialista em administração de projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas, Bella Pinto, a mostra apresenta uma visão compreensiva do Círio, um patrimônio imaterial, por meio de registros fotográficos, constituindo um acervo decorrente de estudos realizados pela artista nos últimos quatro anos. A exposição tem como foco elementos culturais desse evento de fé, como as casinhas de miriti carregadas pelos romeiros no dia do Círio, velas, anjinhos, promesseiros, a alto do círio, as feiras, dentre outros. Ao todo estão expostos 30 painéis fotográficos.

Para a curadora Bella Pinto, o público pode esperar uma exposição completa, mostrando todos os elementos que compõe o Círio, do religioso ao profano.

Essa será a primeira exposição da artista Catalina Murchio. Nascida no interior de São Paulo, a radialista, por formação, teve seu primeiro contato com a festa religiosa no ano de 1982 e, desde então, se encantou pela sua movimentação. “O que mais encanta no Círio é a fé, a fé que mobiliza um povo. É inexplicável. Algo que é possível sentir e que não se pode tocar”, explica emocionada. De acordo com a artista, é exatamente esse encantamento que ela pretende passar para os jovens, estudantes e demais visitantes que prestigiarem a exposição.

O projeto foi selecionado através do Edital de Pautas do Banco da Amazônia que recebeu uma série de trabalhos de artistas do estado do Pará.