Banco da Amazônia promove curso de capacitação para empresas de ATER´s e técnicos do grupo Jari

O Banco da Amazônia promoveu curso de capacitação para empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER’s) e técnicos do Grupo Jari Celulose para atuar em convênio que atenderá agricultores familiares do município de Monte Dourado-PA, no plantio de eucalipto e extrativismo da castanha.

 

O curso foi ministrado no período de 1 a 5 de setembro pelo engenheiro agrônomo do banco, Paulo Batista e teve como tema o “Uso de planilhas de Pronaf na elaboração de análise de projetos”.

O curso teve como objetivo discutir e simular diversos arranjos produtivos com o uso de Sistemas Agroflorestais (SAF's) e consórcios agrosilvipastoris, cujos arranjos devem ser implantados junto às áreas cultivadas com eucalipto – cultura principal da região – de maneira que o agricultor familiar diversifique sua produção no estabelecimento rural, promovendo a geração de outras receitas agropecuárias e melhorando substancialmente seu bem estar.

Essa capacitação é o início de um processo de parceira que está sendo firmada entre o Banco da Amazônia e o Grupo Jari para financiar os agricultores familiares da região.