Banco da Amazônia lança edital de pesquisa 2015

18/02/2015 - O Banco da Amazônialança Edital Público inédito, estimulando a expansão da pesquisa cientifica e tecnológica na Amazônia, dispondo de R$ 1 milhão para 2015.

As propostas devem estar voltadas à inovação, à busca pela superação da escassez de informações científicas e, também, atender aos interesses de negócios do Banco e do desenvolvimento regional.

Com esta iniciativa, a Instituição busca contribuir para minimizar a escassez de recursos financeiros voltados para a pesquisa, uma vez que a distribuição do Orçamento Geral da União concentra-se: 89,2% no Sul e Sudeste; 6,3% no Nordeste; 3,4% no Centro-Oeste; e apenas 1,1% na Região Norte do Brasil.

A Instituição  tem tradição em apoiar pesquisa científica na Região. Desde o início do Programa de Apoio a Pesquisa, em 1999, já foram apoiados com recursos financeiros não reembolsáveis 371 projetos, em parcerias com mais de 40 instituições de pesquisa presentes na Amazônia Legal, totalizando R$ 26,5 milhões.

A partir deste ano, o apoio do Banco da Amazônia a pesquisa passa a ser através de seleção de projetos na forma de Edital a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU), divulgado e disponível no site institucional. A iniciativa pretende dar maior transparência e visibilidade do processo à sociedade.

O Edital pretende selecionar projetos para apoio financeiro, obedecendo ao seguinte cronograma:

  • Período de divulgação: 23.02.2015 a 31.03.2015;
  • Prazo de Inscrições/Recepção das propostas:
  • Análise das propostas inscritas 01.04.2015 a 20.04.2015;
  • Divulgação das propostas selecionadas Até 30.04.2015.

A recepção de proposta para o Edital 2015 será individual, compreendendo um único projeto de pesquisa apresentado por um pesquisador ou por um grupo de pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e/ou pesquisa.

Os projetos deverão apresentar soluções inovadoras e criativas voltadas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, priorizando a capacitação de produtores e multiplicadores em tecnologia, elaboração de material técnico e científico de fácil disseminação do conhecimento.

As linhas de pesquisas do Edital 2015 contemplam temas relacionados ao Programa Brasileiro de Agricultura de Baixo Carbono e ao uso sustentável dos recursos naturais.

O sucesso desta iniciativa depende da colaboração de todos os parceiros e de nossos empregados, bem como do trabalho conjunto que gera satisfação em sermos referência na valorização do conhecimento.