Pesquisa apoiada pelo Banco da Amazônia é agraciada com o prêmio ANA

27/03/2015 - A premiação é promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA)

Como no início desta semana, 22 de março de 2015, comemorou-se o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, com o tema  “Água e Desenvolvimento Sustentável”, o Banco tem a honra de divulgar que a pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) “Promovendo a Sociobiodiversidade: Restauração Ambiental com Geração de Renda em Comunidades Ribeirinhas na Amazônia Oriental”, foi agraciada com o PRÊMIO ANA 2014, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA). 

Esse projeto aponta caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

É desenvolvido na Ilha das Onças, em frente à cidade de Belém, e visa promover a restauração ambiental e fortalecer o associativismo, gerando renda para a comunidade ribeirinha, por meio do desenvolvimento regional sustentável,  via aumento da produtividade do açaí, produção de mel e artesanato. A pesquisa ainda está em fase de liberação de recurso.

O Banco da Amazônia, por meio de seu Programa de Apoio a pesquisa já aprovou 371 projetos de pesquisa, com recursos de cerca de R$ 26,5 milhões.

Em 2018, ocorrerá o Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos, éconsiderado o maior evento do mundo com a temática dos recursos hídricos.