Banco da Amazônia inicia homenagens ao Círio 2015 com peregrinação em Castanhal

02/09/2015 - Nesta quarta-feira (2), o Banco da Amazônia iniciou as homenagens ao Círio 2015, uma das mais importantes celebrações religiosas do Estado do Pará.

Durante os meses de setembro e outubro, a instituição realizará diversas solenidades para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, começando com as peregrinações que ocorrem em todas as unidades da Região Metropolitana de Belém e no município de Castanhal.

Como já é tradição, a primeira romaria começa pela agência de Castanhal, unidade que celebra este ano 60 anos de existência e é uma das mais antigas do Banco da Amazônia. “Estamos preparando tudo com muito carinho para receber Nossa Senhora. Todos estão envolvidos para fazer deste o mais bonito de todos os Círios”, relata Carmem Santos, gerente geral da unidade, que conta atualmente com 25 empregados.

A peregrinação inicia às 8 horas com o traslado da Imagem da Virgem de Nazaré da Catedral de Castanhal (Santa Maria Mãe de Deus) até a agência, localizada no centro da cidade. O percurso será feito em um carro do Corpo de Bombeiros, o que possibilitará à comunidade também render suas homenagens à Virgem. Quando a Imagem chegar à unidade, haverá a reza do terço, com orações do 1º Mistério Glorioso, e apresentação do Coral Vozes da Amazônia, com entoação de cânticos marianos. Na ocasião, estarão presentes membros da Diretoria Executiva, executivos, empregados, clientes e parceiros do Banco.

Depois de Castanhal, as peregrinações seguem pelas agências Castanheira, Cidade Nova, Icoaraci, Almirante Barroso, Pedreira, Reduto e Belém Centro. Em seguida, ocorrem nas gerências executivas localizadas no prédio da matriz. A última peregrinação será dia 8 de outubro, com a presença da Imagem Peregrina e realização de uma missa no auditório Rio Amazonas.

Gincana Social irá estimular voluntariado entre empregados do banco

Começou também a Gincana Social, ação que pretende mobilizar os empregados do Banco da Amazônia para angariar donativos, como alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal e material de primeiros socorros para serem doados à Casa de Plácido, espaço de acolhida de romeiros que vêm a Belém participar do Círio,localizado ao lado da Basílica de Nazaré.

“Além de estimular o espírito do voluntariado entre nossos colaboradores, esperamos que nossos clientes e parceiros também se sensibilizem para esta causa nobre. Nosso banco, ao apoiar iniciativas sociais, mostra que todos podem fazer a diferença e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem na Amazônia”, ressalta Luiz Lourenço Neto, gerente de Imagem e Comunicação do Banco da Amazônia.

A arrecadação de donativos irá de 2 de setembro a 6 de outubro e a entrega dos materiais está prevista para o dia 7 de outubro. Este é o segundo ano que o Banco realiza a Gincana Social. Em 2014, foram arrecadados mais de 4.300 itens, entre alimentos não perecíveis, material de primeiros socorros e material de limpeza.

No dia 8 de setembro, a diretoria executiva do Banco reúne em um almoço representantes dos Meios de Comunicação para divulgar todas as ações alusivas ao Círio 2015. Na ocasião, além da programação oficial do Banco para o período ciriano, será divulgada a arte do cartaz feito especialmente para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.