Banco da Amazônia apresenta programação alusiva ao Círio 2015

08/09/2015 - O Banco da Amazônia realizou nesta terça-feira (8) um almoço com representantes dos principais veículos de comunicação do Pará para apresentar a programação alusiva ao Círio 2015.

Participaram do evento, executivos de meios impressos, rádios, televisões, portais de notícias e mídias digitais, que foram recepcionados pelo presidente do Banco, Valmir Pedro Rossi, pelos diretores de Análise e Reestruturação, Marco Aurelio de Queiroz, e de Gestão de Recursos, Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior, além de gerentes executivos e colaboradores da gerência de Imagem e Comunicação. O arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, esteve presente no evento, acompanhado do diretor-coordenador da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

Como ocorre tradicionalmente há quase duas décadas, o Banco da Amazônia elaborou extensa programação para celebrar a maior festa religiosa da Amazônia. Com o tema “Fé. A essência de toda conquista”, as homenagens ao Círio 2015 consistem na realização de peregrinações pelas agências da Região Metropolitana, Castanhal e unidades localizadas na matriz, gincana social, exposição cultural, jantar de adesão e homenagens à Virgem de Nazaré durante o Círio Fluvial, trasladação e a procissão do domingo do Círio.

“Nossa programação vai além das ações de marketing que uma instituição como o Banco da Amazônia deve empreender em um momento tão especial como este. O que realizamos durante o Círio é uma forma de homenagear os que vivem na região, fortalecer a cultura do povo paraense e cumprir com nossa missão institucional”, ressaltou Valmir Pedro Rossi, presidente do Banco da Amazônia.

Apresentada em vídeo aos presentes, a programação do Círio 2015 do Banco da Amazônia traz o slogan “Fé. A essência de toda conquista”. Segundo o gerente de Imagem e Comunicação, Luiz Lourenço Neto, o tema faz referência ao sentimento onde todas as vitórias começam. “O Banco se inspirou na energia de quem acredita e por isso alcança. E a fé é quem possibilita este movimento”, relatou o executivo.

As homenagens do Banco ao Círio 2015 começaram na quarta-feira, dia 2 de setembro, com a peregrinação na agência de Castanhal, uma das mais antigas da instituição. A partir do dia 15, as procissões ocorrem nas gerências executivas localizadas no Centro de Belém, sendo que a última será dia 8 de outubro, com a presença da Imagem Peregrina e realização de uma missa no auditório Rio Amazonas, também na matriz.

A Gincana Social também teve início no dia 2 de setembro, ação que pretende mobilizar os empregados do Banco para angariar donativos, como alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal e material de primeiros socorros para serem doados à Casa de Plácido, espaço de acolhida de romeiros que vêm a Belém participar do Círio.

Nesta quarta-feira (9), às 18 horas, tem início no Espaço Cultural Banco da Amazônia a exposição “Oratórios da Padroeira”, mostra que tem a curadoria do artista plástico Emanuel Franco, constituída de 12 oratórios feitos em miriti por artesãos de Abaetetuba, em diversos formatos e expressões artísticas. A exposição irá até 19 de outubro, estando aberta à visitação de 9 às 17 horas.

Para o Círio Fluvial está prevista a participação de 300 pessoas, entre clientes, parceiros e empregados, com realização de missa, apresentações culturais e salva de fogos à Virgem de Nazaré. No Jantar de Adesão, o banco pretende aumentar a participação dos convidados e, com isso, a arrecadação com a venda dos ingressos para o jantar, cuja renda é toda destinada para as obras sociais da Fundação Nazaré. No jantar haverá participação especial do cantor e compositor Vital Lima.

Durante a Trasladação, haverá participação dos padres Gefissom Silva e Antônio Maria, além do Coral Vozes da Amazônia. No domingo do Círio haverá apresentação do padre Antônio Maria, grupo AMA e empregados do banco. Tanto na trasladação quanto na procissão do Círio haverá chuva de pétalas durante a passagem da berlinda.

Além da programação, as homenagens da instituição se estendem às peças de campanha de marketing, onde a cor verde do Banco e da Amazônia se destaca. No cartaz do Círio, por exemplo, é possível ver o percurso feito por Nossa Senhora de Nazaré desde a romaria fluvial até a chegada na Basílica. Os principais pontos do trajeto ornam todas as peças da campanha, saindo da Igreja da Sé, passando pelo Ver-o-peso, pelo Banco da Amazônia, onde a santa recebe a tradicional homenagem, passando pelo Teatro da Paz, até chegar a Basílica. Compõem a campanha, além de comercial para televisão e mídias digitais, cartaz, ventarola, bonés, pulseiras, fitas e camisas.