Espaço Cultural Banco da Amazônia recebe a exposição “Oratórios da Padroeira”

10/09/2015 - Com inspiração na produção artesanal feita com a matéria prima do miritizeiro, teve início nesta quarta-feira (9), às 18 horas, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, a exposição “Oratórios da Padroeira”, mostra que tem a curadoria do artista plástico Emanuel Franco e integra a programação do Banco da Amazônia em homenagem ao Círio 2015.

Constituída de 13 oratórios feitos em miriti, confeccionados por artesãos do município de Abaetetuba, a exposição traz diversos formatos e expressões artísticas, sendo que cada oratório tem exposto uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No cenário montado no Espaço Cultural, além dos oratórios, há imagens fotográficas documentais do processo de criação dos objetos, registros feitos nos ateliês dos artesãos durante o processo de confecção das peças e artefatos de miriti.

Segundo Emanuel Franco, a escolha desses trabalhos ocorreu porque a produção artesanal com o aproveitamento da matéria prima do miritizeiro, conhecida como brinquedos de miriti, está presente desde os primórdios nas celebrações religiosas e festejos do Círio de Nazaré, tornando-se um dos ícones da visualidade popular típica dessa celebração.

“Os objetos confeccionados com esse material constituem um universo diversificado de formas, cores e representações que vão desde o lúdico ao devoto, constituindo-se um acervo sinalizador da produção artesanal popular autêntica da região do nordeste paraense”, salienta o artista plástico.

Além do “devoto” que se pretende despertar em cada visitante, a exposição também enaltece a crença familiar à padroeira da Amazônia, a qual está presente nos lares da comunidade católica através de um mobiliário em forma de oratório, que preserva imagens religiosas, algumas delas pertencentes a acervos históricos das famílias, servindo para celebrações, rezas, terços, novenas e outras formas de veneração à Virgem de Nazaré.

A exposição irá de 9 de setembro a 19 de outubro e o público pode visitá-la de 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.