Estudantes da Rede Estadual de Ensino participam do Circuito Tela Verde 2016


Projeto consiste na exibição de curtas metragens com temáticas socioambientais em espaços exibidores em Belém

Mais de 100 estudantes de escolas públicas estaduais tiveram a oportunidade de assistir a filmes de curtas metragens com temáticas socioambientais durante a realização do Circuito Tela Verde, ação de educação ambiental promovida pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA em parceria com o Ministério da Cultura – MinC.   

A exibição dos filmes ocorreu na manhã de hoje, no Banco da Amazônia, um dos espaços exibidores em Belém-PA. Os estudantes convidados foram da Escola Estadual General Gurjão, Instituto de Educação Estadual do Pará – IEEP e do Projeto Pro Paz Escola.

 
De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente do Banco, Laura Gadelha, é a terceira vez consecutiva que o Banco exibe o Circuito Tela Verde, que é organizado pela Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente e reúne vídeos com temáticas socioambientais para exibição no território nacional e alguns locais fora do país. “A Mostra tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, usando a linguagem audiovisual para incentivar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental, contando com 543 espaços exibidores em todo o país, entre eles, o Banco da Amazônia”, explicou.

 “Apoiar o Circuito Tela Verde é uma das ações que integram os programas da agenda ambiental do Banco, que tem um dos eixos a educação socioambiental. É uma oportunidade de multiplicar conhecimento e formar opinião entre os estudantes”, completa.

 Para a Secretária Adjunta, da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Emilly Silva, o projeto é de suma importância para a educação de crianças e jovens das instituições de ensino, pois oferece um estímulo à preservação ambiental. “O Circuito Tela Verde é bastante significativo, porque representa uma atividade extraclasse para os estudantes e é uma forma diferenciada de ensiná-los a cuidar do meio ambiente. Isso só está sendo possível, porque o Banco da Amazônia em parceria com a SEDUC abraçaram a causa e está nos dando todo apoio”, frisou.

 Os estudantes assistiram a vídeos que abordaram temas como: resíduos sólidos, unidades de conservação, recursos hídricos, biodiversidade, ecoturismo, entre outros, além de vídeos infantis, com a turma Vila Sésamo. Os filmes escolhidos foram: Terra do Meio, Diretas Já?, Prêmio Mandacaru, Rodeio, de que lado você está?, Cerrado: Berço das águas do Brasil, Nascentes, Flash Mob Campanha Brasília limpa rodoviária e Documentário Peruaçu.