Palestra alerta sobre perigo de câncer de mama

Empregadas do Banco da Amazônia recebem orientações sobre importância do diagnóstico precoce durante campanha Outubro Rosa

Cuidados com a alimentação, controle de peso e atividades físicas foram algumas prevenções citadas pela especialista em Ginecologia e Medicina do Trabalho, doutora  Ana Marta Ventura Baptista Nogueira,

que apresentou palestra de prevenção e tratamento contra o câncer de mama, realizada na amanhã desta sexta- feira, 28, no auditório da sede do Banco da Amazônia, em Belém-PA, durante a Campanha Outubro Rosa. 

O objetivo da ação foi conscientizar sobre o diagnóstico precoce que facilita de maneira significativa o tratamento contra a doença. Na ocasião, a médica Ana Marta ensinou como fazer o autoexame das mamas.

Rosilene Nascimento, empregada do Banco da Amazônia, falou da relevância do evento. “A palestra foi muito produtiva, eu tinha muitas dúvidas a respeito do autoexame, mas com as informações que recebi aqui, me sinto mais preparada para realizá-lo. É um exame simples e eu mesma posso fazer em casa”, relatou.

Mulheres de 20 a 40 anos podem fazer o exame físico, solicitado pelo médico. Mas a partir dos 50, o exame se torna anual e preciso para que se tenha uma vida tranquila e saudável. “As mulheres trabalham muito e estão sempre ocupadas, então, a iniciativa do Banco não poderia ser melhor. Pois mesmo no local de trabalho está sendo possível parar alguns instantes para cuidar da saúde. A palestra é feita justamente para criar dúvidas e incentivar as mulheres a procurar um médico e ficar sempre em alerta”, frisou a doutora Ana Marta Nogueira.

Para Elaine Cavalcante, coordenadora de Assistência e Promoção á Saúde (COAPS) e uma das organizadoras do evento, o sucesso foi garantido. “A palestra foi bem positiva, conseguimos alcançar as mulheres e atingimos o nosso objetivo, que era incentivar e orientar quanto à prevenção da doença.”, afirmou.