14 de novembro de 2016 - Artista premiada exibe mostra “Orgânicos” em Belém

A artista Luciana Magno apresentará na próxima quinta-feira, 17, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, a mostra “Orgânicos”. A abertura ocorre às 18h30 e segue até o dia 13 de janeiro de 2017. Com horário de visitação de 9 às 15h. A curadoria é de Marisa Mokarzel com contribuição de Luciana Lemos e Solon Ribeiro.

Orgânicos são exercícios que buscam o entendimento de integração corpo natureza, compostos em base por moléculas de carbono e hidrogênio encontradas em toda constituição de matéria viva. “Nosso organismo é constituído da mesma matéria orgânica que está na terra, na folha de uma árvore, na pata da formiga. Quando morremos, nosso corpo volta à terra pra ser decomposto por bactérias que vão se alimentar e gerar nutrientes para seres vivos próximos, uma árvore, uma grama, uma minhoca e lá na frente o ciclo se renova quando alguém come uma fruta ou um pedaço do bife do animal herbívoro que comeu aquela grama, estamos todos interligados”, relata Luciana. 

ExpoOrganicos1

A série será exibida pela primeira vez em um panorama escolhido conjuntamente com Mokarzel, que aponta: “Ao despir-se e despojar-se de todos os artifícios para vivenciar a relação corpo e paisagem, Luciana Magno utiliza o corpo, ele mesmo, como elemento da natureza. Destece fronteiras, integra-se a um todo modificado pelo tempo, ocupa um espaço que, delimitado pela ação, torna-se lugar. Aquele em que a performance ocorre e o corpo humano acopla-se a outro corpo, camuflando-se na vegetação que cresce ou morre em ambiente propícios ou áridos.” e completa “Não basta a beleza que harmoniza os corpos, a similitude das formas, o que emerge das propostas de Luciana Magno é o viver e pensar o mundo”.

Com boa parte da pesquisa focada no mapa político do estado do Pará, da sua vegetação e da utilização dos recursos naturais, Orgânicos contou também com o apoio em 2013 da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do instituto de Artes do Pará. A exposição foi uma das contempladas em 2016 com o Prêmio de Artes Visuais do Banco da Amazônia. 

Serviço:

Evento: Abertura da exposição “Orgânicos”

Data: 17 de novembro de 2016  

Hora: 18h30 

Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas 800

Período de visitação: 18/11/2016 a 13/01/2017 - De segunda a sexta de 9 às 15h