Evolução da Marca

O Banco da Amazônia nasceu em 9 de julho de 1942 com o nome deBanco de Crédito da Borracha. Sua missão era financiar os seringais da região, a fim de abastecer os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
 
Em 1950, é transformado em Banco de Crédito da Amazônia e passa a fomentar as atividades produtivas da indústria, do comércio e da agricultura da região amazônica, bem como o comércio e a industrialização da borracha em todo o território nacional.
 
O nome Banco da Amazônia S/A é atribuído em 1966, quando assume o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal.
 
A instituição fica conhecida pela sigla BASA e ganha uma logomarca em forma de cadeado, simbolizando segurança e tradição.
 
Em 2002, ao completar 60 anos, o Banco da Amazônia lança a marca atual, traduzindo o seu novo posicionamento competitivo. Além do fomento, reforça sua atuação como banco comercial, buscando a satisfação dos seus clientes.
 
A antiga sigla deixa de ser usada e o nome Banco da Amazônia é publicado somente por extenso, associado ao símbolo constituído pela letra “A” com o traço em forma de onda. O objetivo é enfatizar nos mercados nacional e internacional o nome “Amazônia” e o papel do Banco da Amazônia como principal agente financeiro do desenvolvimento sustentável da região.
 
Além da versão positiva em cores, ou seja, com o “A” verde e a onda amarela, a marca possui as versões negativa, sobre o verde padrão, e m onocromática, tendo sua aplicação centralizada, horizontal ou vertical.
 
As assinaturas com o nome Banco da Amazônia são definidas pelo conjunto marca e texto, sempre grafados no alfabeto padrão, para obtenção de máxima unidade e homogeneidade visual.
 
A consolidação de sua marca no mercado permite que o Banco da Amazônia também seja identificado apenas pelo símbolo. O “A” maiúsculo simboliza solidez e dinamismo. O traço em forma de onda representa integração, crescimento e desenvolvimento. O verde simboliza a mata. O amarelo a riqueza da Amazônia.