Parcerias e Cursos

PARCERIAS

MDIC - Entre outras ações desenvolvidas pela Instituição em apoio ao segmento destacam-se a participação do Banco da Amazônia no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o qual é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em que o Banco contribui ativamente dos debates, alinhando com as demais instituições as ações para o apoio creditício a este segmento. Um dos últimos esforços conjuntos tem sido a maior desburocratização do acesso a créditos com adoção de diversas medidas

SEBRAE

Orientação e acesso ao crédito

O Convenio firmado pelo do Banco da Amazônia e SEBRAE visa unir esforços destas duas grandes instituições a fim de fomentar o apoio as micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais no sentido de levar conhecimento sobre o acesso a serviços financeiros bem como demonstrar também todos os produtos e serviços que podem contribuir para melhorar a gestão da empresa e aumentar sua competitividade.

O acesso aos serviços financeiros, principalmente ao crédito, é sem dúvida um dos principais propulsores para a economia dos países e de suas empresas, contribuindo diretamente com o crescimento e o desenvolvimento social.

Estes são os principais motivos pelos quais o BANCO DA AMAZONIA e o SEBRAE mantêm esta parceria de sucesso através do convenio de Cooperação Técnica dando suporte ao empresariado e promovendo seminários, rodada de negócios e atendimentos direcionados as micro e pequenas empresas e aos empreendedores individuais, além de oferecer os seus portfólios de produtos e serviços.

Para 2012/2013 os seminários que ocorrerão em toda a Amazônia Legal serão intitulados “BANCO DA AMAZÔNIA E SEBRAE JUNTOS PELA INCLUSÃO FINANCEIRA”. O objetivo é ampliar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros para micro e pequenas empresas localizadas na região da Amazônia Legal, através da melhoria da qualidade dos projetos/propostas de financiamento. O convenio é coordenado e acompanhado no SEBRAE pela Unidade de Acesso a Mercados e a Serviços Financeiros – UASF e pelo Banco através da Gerencia de Pessoa Jurídica Varejo – GERPJ.

Como resultados, o Banco da Amazônia e o SEBRAE esperam ampliar a demanda por investimentos de longo prazo, incrementar o volume de recursos destinados às diversas atividades econômicas e fomentar o crescimento e fortalecimento do segmento de micro e pequenas e Empreendedores Individuais, com geração de emprego e renda.

Durante os seminários, o público será orientado sobre os seguintes pontos:

  • Produtos e serviços financeiros, especialmente linhas de crédito, em condições favoráveis, destinadas ao atendimento das necessidades financeiras de investimentos e de capital de giro das micro e pequenas empresas e do Empreendedor Individual.
  • Etapas operacionais do processo de concessão de crédito e demais serviços financeiros.
  • Recursos técnicos e gerenciais para preparação de documentação, plano de negócios, propostas/projetos de financiamentos.
  • Relatôrio convênio Biênio 2010/2011
  • Consulte aqui as datas e municípios onde serão realizados os seminários "SEBRAE e Banco da Amazônia: juntos pela inclusão financeira"
AVABEL

Banco da Amazônia firma parceria com SAGRI e Associação de Vendedores de Açai para qualificação e acesso ao crédito

Em 18/07/2013 o Banco da Amazônia, a Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRI) e a Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel) assinam termo de cooperação para viabilizar a qualificação e a ampliação de acesso ao crédito e a serviços financeiros aos empreendedores ligados à Avabel. Com a parceria, espera-se que os 2.700 batedores de açaí da RMB que integram a Associação potencializem seus negócios, gerem empregos, se fortaleçam economicamente e, assim, melhorem seu padrão de vida. A solenidade de assinatura ocorreu durante evento promovido pelo Governo do Pará, através da SAGRI, para certificar cerca de 500 batedores de açaí pela conclusão do 'Curso de capacitação em Boas Práticas de Manipulação e Processamento do Açaí'.

Com a assinatura desse termo, o Banco da Amazônia reforça seu compromisso com o desenvolvimento da região, em especial para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local do açaí, ação que já realiza há alguns anos visando ampliar a capacidade competitiva de toda a cadeia produtiva do fruto, que envolve produtores, transportadores e batedores. Para os associados da Avabel, o Banco da Amazônia disponibilizará suas linhas de crédito, com destaque para o FNO-EI, programa de financiamento que concede crédito a Empreendedores Individuais (EI) para viabilizar atividades econômicas em áreas urbanas, através da aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, construção, reforma do empreendimento e capital de giro, este último podendo ser usado para a compra de matéria-prima, insumos, bens ou produtos para formação de estoque.

Para acessar o FNO-EI, o empreendedor precisa estar formalizado há mais de seis meses ou participar de alguma associação que tenha convênio com o Banco da Amazônia, daí a importância da assinatura do termo de cooperação com a Avabel. A parceria trará inúmeros benefícios aos batedores de açaí, dentre elas, as condições especiais na obtenção do financiamento, como taxas de juros atrativas, que vão de 4,12% a 6,75% ao ano, dependendo do financiamento que for efetivado. O FNO-EI poderá ser usado, por exemplo, para que os batedores de açaí adquiram máquinas de branqueamento, equipamento desenvolvido por empresa paraense, capaz de filtrar as impurezas do açaí sem alterar a cor e o sabor do produto, que hoje está orçada em R$ 2,2 mil.

CURSOS 

Estes são excelentes cursos que o SEBRAE oferece gratuitamente, com certificação e carga horária de 5 horas à 15 horas, distribuídas em atividades como leitura, pesquisas, discussões, estudos de caso, resolução de problemas, interações com o tutor e com os colegas de curso. PREPARE-SE