Normas para publicação

AMAZÔNIA: Ciência & Desenvolvimento é uma publicação semestral destinada à divulgação de trabalhos de cunho técnico-científico, resultantes de estudos e pesquisas que contribuam para a constituição de uma base de informação sobre a Região. Objetiva divulgar trabalhos originais com destaque para o tema desenvolvimento sustentável tendo como editor o Banco da Amazônia.

I - NORMAS EDITORIAIS

1. A seleção dos trabalhos para publicação caberá à Comissão de Publicação e ao Conselho Editorial.

2. O autor faculta ao Banco da Amazônia a publicação de seu trabalho na Revista em mídia impressa, eletrônica e na Biblioteca Virtual, para efeito de divulgação científica, com cessão de direitos autorais sobre eles.

3. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não expressando as diretrizes da Instituição.

4. A Revista apresentará as seguintes seções:

4.1 Editorial - texto onde o editor ou redator apresenta o conteúdo do fascículo e outras informações.

4.2 Artigos - trabalhos inéditos de pesquisadores do Banco ou de outras instituições de relevante conhecimento sobre a Região. Serão, aproximadamente, em número de doze e apresentados de acordo com as normas editorais do periódico e conterão, no máximo, vinte páginas cada um, cabendo à Comissão julgar as exceções.

4.3 Notas Técnicas - resumos de trabalhos apresentados em eventos técnicos científicos.

4.4 Relatório de Pesquisa - resumos dos mais expressivos relatórios das pesquisas financiadas pelo Banco da Amazônia.

4.5 Biblioteca Informa - página para divulgação do acervo e da Biblioteca Virtual.

II - APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

De acordo com a norma da ABNT - NBR 6022/2003 - Artigo em Publicação Periódica Científica.

1. Formato: todas as colaborações devem ser enviadas em disquete de 3/2 polegadas ou em CD-ROM, no processador de textos Word, versão atualizada, corpo 12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5.

2. Laudas: papel carta com margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm.

2.1 A primeira conterá: título do artigo (breve, específico e descritivo) traduzido para o inglês e resumo com, aproximadamente, 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, redigido
conforme a norma da ABNT - NBR 6028/2003 e contendo as palavras-chave nos dois idiomas.

3. Autoria: nome(s) completo(s) do(s) autor(es), credenciais e endereço eletrônico devem vir em página separada do texto acompanhada de uma correspondência em que concorda(m) com as normas editoriais da Revista.

4. Notas: referentes ao corpo do artigo, indicadas com um número depois da palavra ou frase, a que dizem respeito, com a descrição ao final do texto, antes das referências.

5. Tabelas: obedecendo às normas de apresentação tabular em vigor (Fundação IBGE), utilizando-se, somente, as cores preta e cinza com tonalidades entre 30% e 70% da cor preta.

6. Figuras: acompanhadas de cabeçalho com a indicação da fonte na parte inferior da ilustração e utilizandose, somente, as cores preta e cinza com tonalidades entre 30% e 70% da cor preta.

7. Referências: de acordo com a NBR 6023/2002.

8. Citações no texto: de acordo com a NBR 10.520/2002 e no sistema de chamada autor-data.