Ações de Voluntariado

O Banco da Amazônia estimula o desenvolvimento e a criação de parcerias, campanhas e eventos que se transformem em instrumentos de educação e formação de cidadãos participativos e conscientes de seu papel dentro da sociedade, utilizando a força do voluntariado.

Gincana pela Sustentabilidade

A partir de 2010, a Gincana Ecológica passou a ser chamada de Gincana pela Sustentabilidade com objetivo de abranger não apenas as ações ecológicas, mas também as sociais realizadas durante a gincana. Iniciada em 2004, é uma campanha realizada anualmente para estimular o desenvolvimento de ações socioambientais voluntárias por parte dos colaboradores, os quais são desafiados a empreenderem atividades ambientais junto à sociedade, clientes, parceiros e demais partes interessadas.

Durante o Evento, os colaboradores de todas as unidades do Banco da Amazônia, nos nove estados da Amazônia Legal, além das cidades de Brasília e São Paulo, realizam diversas ações voltadas à preservação e educação ambiental, como: o plantio de árvores, palestras, oficinas, limpeza e revitalização de praças, praias, vias públicas, passeios e caminhadas ecológicas, olimpíadas nas escolas, igrejas e comunidades e arrecadação de livros didáticos para bibliotecas.

Gincana Natal Solidário

A Gincana Natal Solidário, realizada desde 2004, tem como objetivos estimular o espírito solidário e sensibilizar a sociedade para a importância do trabalho voluntário, mobilizando os colaboradores, clientes e parceiros da instituição para que se engajem na arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, lençóis e toalhas de banho, com o foco prioritário de beneficiar crianças e idosos carentes.

Em 2010 o Banco da Amazônia promoveu a campanha "Amazônia Solidária: O espírito do Natal motivando a consciência socioambiental", fusão da Gincana Ecológica com o Natal Solidário, que teve como objetivo estimular o espírito solidário e consciência ambiental dos colaboradores e parceiros da instituição, por meio do trabalho voluntário.

Neste evento foram realizadas diversas ações voltadas à conservação ambiental e educação socioambiental, atendendo comunidades em cada localidade onde o Banco da Amazônia atua como agente responsável pelo desenvolvimento sustentável.

Em 2013, foram arrecadados 22.612 brinquedos, 503 livros infantis e 7.542 quilos de alimentos não perecíveis, distribuídos para cerca de 120 instituições.

Campanha Mc Dia Feliz

A "Campanha Mc Dia Feliz", realizada por meio de parcerias em Belém/PA e Cuiabá/MT, possui caráter beneficente, assistencial, filantrópico e sem fins lucrativos.

A campanha atende pacientes infanto-juvenis, na faixa etária de 0 a 19 anos, sob tratamento de câncer.