Agronegócios
Projetos de Fomento

app terrasAPLICATIVO TERRAS - ATUALIZAÇÃO 2.3.6

A novas versão do aplicativo possibilita copiar os dados das propostas, otimizando otempo de elaboração de propostas, tais como renovação de custeios. Este recurso permite copiar todos os dados de uma proposta já existente para uma nova proposta, execeto fotos com mais de 1 ano de captura e contestações do BusCAR, que precisa ser reexecutado na nova proposta.

 

O aplicativo de análise socioambiental disponibilizado pelo Banco já traz a possibilidade de que em propostas de PRONAF a captura de fotos possa ser realizada antes da inserção do CAR. A captura de fotos teve ainda ajuste na precisão da localização da foto, de modo que o aplicativo disponibilizará a captura de fotos somente quano o GPS do dispositivo estiver com uma acurácia mínima de 60 metros.

 

O aplicativo já automatiza a análise para propostas de fomento rural amparadas em limite de crédito (Custeios, Máquinas, Animais Isolados), além de aperfeiçoar a análise dasa exemplo das proposta de PRONAF. 

A análise do CAR será dividida em critérios restritivos, condicionais e informativos, sendo disponibilizados na aba BusCAR.
A análise automatizada possuirá dois status, sendo eles:análise Concluída e Análise Concluída com Contestação.
(restritivos e condicionais) de análise do CAR não conformes, com contestação documental pelo cliente. Esse status exigirá o aceite da contestação pela área de análise do Banco.
O aplicativo apresentará ainda área de uso sugerida e verificação de existência de vegetação densa na área a ser financiada (croqui plotado).
Fique atento!!!!

 

 

convenios transferencias laiCadastro Ambiental Rural - CAR

Conforme MCR 2-1-12A, obrigatoriamente, a partir de 1º/1/2019, a concessão de crédito rural para o financiamento de atividades agropecuárias ficará condicionada à apresentação de recibo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
- O CAR será apresentado através do aplicativo TERRAS, devendo estar vigente.
- A apresentação do demonstrativo do CAR não elimina a necessidade de apresentação do recibo do CAR (exemplo de recibo na figura ao lado).

Ainda com relação a apresentação do recibo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme MCR, existem algumas exceções, são elas:

a. Dispensados de apresentar o recibo do CAR:
- pescadores artesanais, conforme documentação comprobatória emitida pelo órgão competente, que não sejam proprietários de imóvel rural e cujo projeto de financiamento esteja vinculado à atividade da pesca artesanal;
- extrativistas que não sejam proprietários de imóvel rural e que não sejam ocupantes de Unidades de Conservação.
- indígenas situados nas Terras Indígenas indicadas pela Funai para compor a base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), desde que não sejam proprietários de imóveis rurais;

b. Autorizados a apresentar CAR perímetro (CAR coletivo)
- povos e comunidades tradicionais habitantes ou usuários em situação regular nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável (CAR da Unidade, realizado pelo órgão responsável pela sua gestão).
- quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais em áreas e territórios de uso coletivo, (CAR da área ou território, realizado pelo órgão ou instituição competente pela sua gestão ou por sua entidade representativa).

 

 

 

ico agronegocioCusteio Agropecuário

Considerando a Resolução nº 4.685, de 29/8/2018, a partir de 01/01/2019 tornou-se obrigatório o envio de coordenadas geodésicas também para o custeio pecuário para todos os tipos de beneficiários, exceto Cooperativa de produção agropecuária na condição de sociedade prestadora de serviços de natureza agropecuária aos seus cooperados ou Agroindústria.

Essa exigência envolve o custeio pecuário nas seguintes modalidades: Avicultura, Bovinovultura, Bubalinocultura, Pastagem, Suinocultura, Manutenção/Criação de Animais (Cria), Manutenção/Criação de Animais (Recria/Engorda).

Será obrigatório o envio de coordenadas geodésicas para valores finaciados iguais ou maiores que R$ 10.000,00.

As coordenadas deverão ser inseridas na aba COQUI PROJETADO, representando o suporte forrageiro a ser considerado na proposta, na coleção de produtos deverá ser selecionado PASTAGENS.

 

 

app terrasAPLICATIVO TERRAS

O Banco da Amazônia e a Terras APP Solutions, por meio de acordo de cooperação técnica, disponibilizam o aplicativo de gerenciamento de risco socioambiental que permite ao proponente ao crédito rural organizar as informações para elaborar sua proposta de crédito rural, incluindo informações de cadastro pessoal, da propriedade, geoespaciais e da área a ser financiada. 

O aplicativo também permite, a partir de consultas aos bancos de dados de órgãos oficiais, capturar e registrar coordenadas geodésicas dos empreendimentos financiados, cadastrar informações do produtor rural, analisar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades, conduzir o monitoramento de mudanças de cobertura do solo com imagens de satélites e avaliar as conformidades socioambientais dos empreendimentos rurais, a partir de consultas aos bancos de dados de órgãos oficiais. 

Além de todos esses benefícios o aplicativo é possível cadastrar, junto ao Banco Central, as glebas financiadas em atendimento a Resolução CMN/BACEN nº 4.427, de 25/06/2015.

O acesso a ferramenta é realizada por meio da internet, através do seu celular ou desktop, em um ambiente seguro e ágil . O TERRAS tem como objetivo dar mais celeridade ao processo de análise do crédito rural, uma vez que a análise socioambiental será automática e reduzirá a apresentação de informações inconsistentes ou inadequadas. 

 

Link de acesso ao aplicativo http://www.terras.agr.br/

AcoesApresentação de Propostas /  Projetos 


Visando aprimorar os processos de crédito, o Banco da Amazônia iniciou a tramitação de propostas/operações através de DOSSIÊ ELETRÔNICO em todas as superintendências. Assim, desde 2017 somente são protocoladas nas agências propostas que, além de uma via física, estejam em meio digital *

Obs.:  Só serão permitidos arquivos nos formatos: *.pdf, *.xls, *.xlsm, *.dwg, *.prj, *.shp, *.shx, *.dbf, *.tif, ou *.tiff.

Buscando aprimorar ainda mais o processo de internalização de propostas de crédito o Banco implementou um novo check list com as seguintes melhorias:

- Recepção de propostas de crédito de projetistas com documentos digitalizados, vinculados ao check list e organização padronizada de pastas do dossiê eletrônico geradas pelo check list

- Nomeação automática dos arquivos conforme item do check list

- Codificação de cadastro único e Padronização dos nomes dos itens/documentos do check list

- Organização dos arquivos nas pastas através do check list

- Compressão/redução do tamanho dos arquivos digitalizados

- Triagem/verificação dos documentos digitalizados no próprio check list.

informacoes classificadas lai SPDOC

 

Obs.:  A documentação exigida para imóveis que servirão de suporte forrageiro será a mesma exigida do imóvel objeto do crédito

Alerta - Melhoria na validação de versão do SPDoc  ico pdf arquivo

ico atendimentoSerá disponibilizado canal de suporte, em caso de dúvidas ou problemas na utilização do check list -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

amaz florescer microempreendedor icoCADASTRO DE IMÓVEIS RURAIS POR PROJETISTAS

O levantamento de dados para Limite de Crédito poderá ser realizado por projetistas devidamente cadastrados, será através do preenchimento da Ficha Cadastral Rural (FCR) com registro fotográfico da atividade produtiva e utilização de índices técnicos

É necesário ainda que seja assinado, junto a Agência de relacionamento, Termo de Responsabilidade Técnica

 

- Termo de Responsabilidade Tecnica

FCR

Procure sua Agência e se informe.

Arquivos para Download (Orientações Gerais)

Projeto de Fomento

CONTATO

  •    Av. Presidente Vargas 800

  •    Telefone (Geral): 4008-3888
       

  • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

       - Telefone: 0800-727 72 28   
       - Telefone: 0800-721 18 88


    Ouvidoria:   
    - Telefone: 0800 722 21 71

    Help Desk do Amazônia Online   
    - Telefone: 0800 280 3595

REDES SOCIAIS

- Facebook

- Youtube

- Instagram