Sobre o Banco
Nossa história

Nossa história
A História do Banco da Amazônia está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico e social da Região Norte. Nascemos em 9 de julho de 1942 com a missão de financiar os seringais da região, para abastecer os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Na década de 1950, passamos a fomentar as atividades produtivas da indústria, do comércio e da agricultura da região amazônica, bem como o comércio e a industrialização da borracha em todo o território nacional.

1942
Nascemos em plena 2ª Guerra Mundial com o nome de Banco de Crédito da Borracha, e o objetivo de financiar a produção de borracha destinada aos países aliados. Naquele momento, os japoneses dominavam as principais fontes produtoras, situadas na Ásia, e a Amazônia era o único lugar do Mundo Livre em condições de fornecer a goma elástica.
1942
1950
Nos transformamos em Banco de Crédito da Amazônia S.A, por uma decisão do governo federal e ampliamos o financiamento para outras atividades produtivas, assumindo contornos pioneiros de banco regional misto.
1966
Assumimos o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal, já com o nome de Banco da Amazônia.
1966
1970
Passamos a ser uma sociedade de capital aberto, o Tesouro Nacional tem 51% das ações e o público 49%.
1974
Nos tornamos um agente financeiro do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam), administrado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), atuando na expansão da fronteira agrícola e no avanço da industrialização regional.
1974
1977
Passamos a operar na Bolsa de Valores através do código BAZA3
1988
Nascem com a Constituição Federal de 1988 e os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste
1988
1989
Iniciamos a operacionalização e gestão do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte), na condição de instituição financeira federal de caráter regional.
1992
50 Anos contribuindo com o desenvolvimento da Amazônia.
1992
2002
Deixamos de usar a antiga sigla BASA com o objetivo de reforçar nosso importante papel para o crescimento econômico da região baseado na sustentabilidade.
2011
Recebemos o Prêmio internacional ALIDE VERDE, pelo trabalho desenvolvido com o programa FNO-Biodiversidade. O prêmio ALIDE VERDE reconhece iniciativas dos bancos de desenvolvimento da América Latina e Caribe, que contribuem para o desenvolvimento econômico e social e que também visam ao progresso em conjunto com a preservação do meio ambiente.
2011
2017
Atingimos o Nível 1 no Indicador de Governança do Ministério da Economia (“IG-SEST”), com nota máxima na meta relacionada à gestão, controle e auditoria.
2019
Começamos a patrocinar ações culturais, esportivas e sociais e voltamos a usar a sigla BASA, que possui um valor afetivo junto aos nossos parceiros e clientes.
2019