Governança Corporativa

Fale com o Comitê de Auditoria

Em atendimento à Resolução CMN 3.198/2004, o Banco da Amazônia disponibiliza este canal para que você possa enviar informações sobre:

- descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis ao Banco da Amazônia

- irregularidades relacionadas aos controles, práticas contábeis, auditoria interna e auditoria externa.

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Membros do Comitê de Auditoria


Carlito Silvério Ludwig - Coordenador

Sérgio Citeroni

Wagner Ormanes  

 


Documentos para download

pdf bt peq Regime Interno do Comitê de Auditoria

pdf bt peq Extratos das atas do Comitê de Auditoria - 2020

pdf bt peq Extratos das atas do Comitê de Auditoria - 2019

pdf bt peq Extratos das atas do Comitê de Auditoria - 2018 

pdf bt peq Extratos de atas do Comitê de Auditoria - 2017


Programa de Integridade 

Dirigido aos colaboradores e a terceiros que ajam no interesse ou benefício do Banco, o Programa de Integridade objetiva, também, prevenir, detectar e punir atos de corrupção praticados por pessoas jurídicas contra o patrimônio do Banco, logo, contra a administração pública. 

Composto por políticas e procedimentos que devem ser observados no relacionamento com o público interno e externo, o novo Programa reflete o compromisso para com a prevenção e o combate à corrupção e está aderente à missão, visão e valores do Banco da Amazônia. 

Conheça as condutas e regras do Programa de Integridade e saiba como mitigar o risco de ocorrência de atos de corrupção.

pdf bt peq - Programa de Integridade 2018

Conselho de Administração

Indicados pelo Ministro da Economia:

Andrea Maria Ramos Leonel (Presidente)


Antônio Carlos Villela Sequeira 


Fabio Malina Losso


Valdecir José de Souza Tose



Representante dos acionistas minoritários: 

Alexandre Pedercini Issa



Representante dos empregados: 

Inálio Vieira Cruz

 

Curriculos dos Membros do Conselho de Administração

Data: 18/06/2020

ANDREA MARIA RAMOS LEONEL - Membro do Conselho de Administração, indicada pelo Ministro da Economia. Posse em 03/04/2019 na 304ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: A.G.O. de 2021. Membro do Comitê de Auditoria na Companhia Paulista de Securitização – CPSEC. Membro do Comitê Executivo para a América Latina e Global para o Banco Transacional. Experiência executiva: CarambolaTech; MHLeonel Consultoria e Participações – MHL; World Bank Group – International Finance Corporation – IFC; Banco J.P. Morgan S.A.


ANTONIO CARLOS VILLELA SEQUEIRA - Membro Independente do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Economia. Posse em 18/06/2020, na 312ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: A.G.O. de 2021. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD – 1990. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1987. Membro do Comitê Superior de Adm. de Riscos Financeiros do Banco Itaú Holding S.A. 1993 – 1997. Membro do Comitê Operacional e de Ética da ANBIMA 2004 – 2010. Vice-Pres. Câmara Consultiva de Câmbio e membro da Câmara Consultiva de Ativos da BM&F 2004 – 2009. Membro-Suplente do Board do Emerging Market Traders Association (EMTA) 2006 – 2010. Integrante do ICMA Secondary Market Working Group 2008 – 2010.


FABIO MALINA LOSSO - Membro do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Economia. Posse em 29/08/2019, na 372ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: A.G.O. de 2021. Doutor em Direito Civil, com distinção, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Brasil. Membro do Conselho na The University of Chicago Harris Public Policy, USA. Membro do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná, Brasil. Visiting Scholar e Pesquisador Associado na Universidade de Chicago, USA. Trustee e advisor de relevantes investidores estrangeiros em infraestrutura.


VALDECIR JOSÉ DE SOUZA TOSE - Presidente do Banco da Amazônia e Membro Nato do Conselho de Administração. Posse em 06/04/2018, na 286º Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Formação: Especialização em MBA Negócios Financeiros. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Especialização em Direito Tributário. Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil. Especialização em Administração e Estratégia Empresarial. Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil. Graduação em Ciências Contábeis. Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.


ALEXANDRE PEDERCINI ISSA - Membro do Conselho de Administração, representante dos acionistas minoritários. Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 26/04/2019. Posse em 23/05/2019. Término do Mandato: A.G.O. de 2021. Experiência Profissional: De abril/2015 – maio/2016 – CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais - Cargo: Membro Suplente do Conselho Fiscal; De janeiro/2015 – setembro/2015 – GASMIG – Companhia de Gás de Minas Gerais - Cargo: Membro Suplente do Conselho de Administração. Formação Acadêmica: Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Milton Campos em 2004. MBA - Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Fumec em 2012.


INÁLIO VIEIRA CRUZ - Membro do Conselho de Administração, representante dos empregados (Lei nº 12.353, de 28.12.2010, e da Portaria nº 26, de 11.03.2011, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eleito pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas, realizada em 26/04/2019. Posse: 23/05/2019. Término: A.G.O. de 2021. Formação: MBA Executivo – Negócios Financeiros - 2011 – 2013 – Fundação Getúlio Vargas e Grupo IDEAL - Belém-PA. Agronomia: 1988-1996 – Faculdade de Ciência Agrária do Pará - Belém-PA. Capacitação: Inglês básico e avançado - 1983 – 1986 - Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Certificado TOEIC – Basic Work Proficiency – Dezembro/2003.


pdf bt peq  Download dos currículos dos membros do CA

- Lei 13.303/2016, art.23, §2º e §3º e Decreto 8.945/2016, art.37, §3º e §4º -

 

Ano 2020

Data da publicação: 24/01/2020
Última Atualização: 24/01/2020

pdf bt peq  Atas das Reuniões Ordinárias do Conselho de Administração 2020

pdf bt peq  Atas das Reuniões Extraordinárias do Conselho de Administração 2020

 

Ano 2019

Data da publicação: 25/01/2019
Última Atualização: 29/11/2019

pdf bt peq  Atas das Reuniões Ordinárias do Conselho de Administração 2019

pdf bt peq  Atas das Reuniões Extraordinárias do Conselho de Administração 2019

 

Ano 2018

Data da publicação: 26/01/2018
Última Atualização: 21/12/2018

pdf bt peq  Atas das Reuniões Ordinárias do Conselho de Administração 2018

pdf bt peq  Atas das Reuniões Extraordinárias do Conselho de Administração 2018


Conselho Fiscal

Indicados pelo Ministro da Fazenda:

Rogério Gabriel Nogalha de Lima - Titular (Presidente)

Rodrigo Rodrigues Tiraboschi - Suplente


Indicados pelo Tesouro Nacional:

Roberto Beier Lobarinhas - Titular

Pedro Ivo Ferreira de Souza Júnior - Suplente

Antonio Leonardo Silva Lindoso - Titular

Ricardo Sada Japp - Suplente


Representante dos Acionistas Minoritários

Lauro Arcângelo Zanol - Titular

Amir George Francis Matta - Suplente

 


pdf bt peq  Currículo dos Membros do Conselho Fiscal

Ano 2020

Data da publicação: 31/01/2020
Última Atualização: 31/01/2020

pdf bt peq  Pautas das Reuniões do Conselho Fiscal - Ano 2020

 

Ano 2019

Data da publicação: 25/01/2019
Última Atualização: 18/12/2019

pdf bt peq  Pautas das Reuniões do Conselho Fiscal - Ano 2019

 

Ano 2018

Data da publicação: 26/01/2018
Última Atualização:21/12/2018

pdf bt peq  Pautas das Reuniões do Conselho Fiscal - Ano 2018 

- Lei 13.303/2016, art.23, §2º e §3º e Decreto 8.945/2016, art.37, §3º e §4º -

 

Ano 2020

Data da publicação: 31/01/2020
Última Atualização: 31/01/2020

pdf bt peq  Atas das Reuniões Ordinárias do Conselho Fiscal - 2020

 

Ano 2019

Data da publicação: 25/01/2019
Última Atualização: 18/12/2019

pdf bt peq  Atas das Reuniões Ordinárias do Conselho Fiscal - 2019
pdf bt peq  Atas das Reuniões Extraordinárias do Conselho Fiscal 2019

 

 Ano 2018

Data da publicação: 26/01/2018
Última Atualização:2112/2018

pdf bt peq  Atas das Reuniões Ordinárias do Conselho Fiscal - 2018
pdf bt peq  Atas das Reuniões Extraordinárias do Conselho Fiscal 2018


Comitê Estratégico de Risco e Capital

Comitê Estratégico de Riscos e de Capital

Indicados pelo Conselho de Administração:

- Andrea Maria Ramos Leonel  (Coordenadora)

- Francisco Benício Pontes Neto

Compete ao Comitê:

a) assessorar o Conselho de Administração na gestão de riscos e de capital, proporcionando ao Colegiado uma visão abrangente e integrada dos riscos e seus impactos;

b) avaliar os níveis de apetite por riscos fixados na Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos e as estratégias para o seu gerenciamento, considerando os riscos individualmente e de forma integrada;

c) supervisionar a atuação e o desempenho do Diretor de Controle e Riscos;

d) supervisionar a observância, pela Diretoria Executiva do Banco, dos termos da Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos;

e) supervisionar o cumprimento das políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital;

f) avaliar propostas de revisão da Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos e do Plano de Capital;

g) avaliar o grau de aderência dos processos da estrutura de gerenciamento de riscos às políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital;

h) avaliar propostas de criação e revisão de políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital;

i) apresentar, com periodicidade mínima anual, avaliação ao Conselho de Administração sobre políticas, estratégias e limites de gerenciamento de riscos e de capital, programa de teste de estresse, política de continuidade de negócios, planos de contingência de capital e liquidez e plano de capital;

j) avaliar e propor recomendações, com periodicidade mínima anual, ao Conselho de Administração, quando necessário, acerca:

- das políticas, as estratégias e os limites de gerenciamento de riscos;

- das políticas e as estratégias de gerenciamento de capital, que estabeleçam procedimentos destinados a manter o Patrimônio de Referência (PR), o Nível I e o Capital Principal, de que trata a Resolução nº 4.192, de 1º de março de 2013, em níveis compatíveis com riscos incorridos;

- do programa de testes de estresse, conforme norma vigente;

- das políticas e as estratégias para a gestão de continuidade de negócios;

- do Plano de Contingência de Liquidez; e

- do Plano de Capital e o Plano de Contingência de Capital.

k) posicionar, no mínimo trimestralmente e por meio de reuniões, o Conselho de Administração sobre as atividades do Comitê;

l) compartilhar com o Comitê de Auditoria os assuntos que possam subsidiar as análises e elaboração do Reltório do Comitê de Auditoria;

m) manter o Conselho de Administração informado e atualizado acerca das normas, regulamentações e recomendações vigentes e praticadas no mercado, inclusive em relação às normas que venham a ser criadas e impactem as atividades do Banco, no que se refere a risco e capital;

n) desenvolver outras atividades inerentes a sua competência e/ou determinadas pelo Conselho de Administração;

o) sugerir alterações ao Regimento Interno do Comitê, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração;

p) tomar conhecimento dos trabalhos executados pelas auditorias interna e externa pertinentes à gestão de riscos e de capital e dos seus resultados; e

q) posicionar regularmente o Conselho de Administração sobre as atividades do Comitê.

O Comitê deve elaborar, com periodicidade anual, no prazo de noventa dias, relativamente à data base de 31 de dezembro, documento denominado “Relatório do Comitê de Riscos e de Capital”, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

a) descrição de sua composição;

b) relato das atividades exercidas no período;

c) principais medidas adotadas para garantir o cumprimento das políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital; e

d) descrição das modificações nas políticas relacionadas à gestão de riscos e de capital realizadas no período e suas implicações para o Banco e seus stakeholders.

Responsabilidades

Os membros do Comitê estarão sujeitos aos mesmos deveres e responsabilidades legais dos administradores, nos termos do art. 160 da Lei nº 6.404/1976, neles incluído o dever de informar ao Conselho de Administração a existência de eventual conflito de interesses (Art. 15 do Regimento Interno do Comitê).

a) Na hipótese de ser constatado conflito de interesses ou interesse particular de um dos membros do Comitê em relação a determinado assunto a ser decidido, é dever do próprio membro do Comitê comunicar, tempestivamente, tal fato aos demais membros (§1º do Regimento Interno do Comitê).

b) Caso algum membro do Comitê, que possa ter um potencial benefício particular ou conflito de interesses com alguma decisão a ser tomada, não manifeste seu benefício ou conflito de interesses, qualquer outro membro do Comitê que tenha conhecimento da situação poderá fazê-lo. A não manifestação voluntária daquele membro será considerada uma violação ao Regimento Interno do Comitê, caso os referidos benefícios particulares ou conflito de interesses venham a se confirmar (§2º do Regimento Interno do Comitê).

c) Tão logo identificado o conflito de interesses ou benefício particular, a pessoa envolvida afastar-se-á das discussões e deliberações, devendo retirar-se temporariamente da reunião até o encerramento do assunto (§3º do Regimento Interno do Comitê).

d) A manifestação da situação de conflito de interesses ou benefício particular conforme descrito no art. 15 do Regimento Interno do Comitê, conforme o caso, e a subsequente incidência do disposto no item c), acima, deverão constar da ata da reunião (§4º do Regimento Interno do Comitê).

- Aplica-se aos membros do Comitê o disposto no Código de Ética, a Política de Segurança Corporativa e a Política de Divulgação e Uso de Informações Relevantes, bem como disposto em todas as demais políticas e normas internas e regulamentação externa aplicável.

Comitê de Auditoria

Em atendimento à Resolução CMN 3.198/2004, o Banco da Amazônia disponibiliza este canal para que você possa enviar informações sobre:

- descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis ao Banco da Amazônia

- irregularidades relacionadas aos controles, práticas contábeis, auditoria interna e auditoria externa.


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Link de acesso ao formulário. 

Gerenciamento de Riscos

Risco Operacional

O Banco da Amazônia define o risco operacional como sendo a possibilidade de ocorrência de perda resultante de falhas, deficiências ou inadequação de processos, pessoas, sistemas ou eventos externos. A gestão deste risco permeia toda a Organização, e todas as unidades e níveis hierárquicos possuem papeis e responsabilidades, incluindo o Conselho de Administração e Diretoria Executiva.

A estrutura de gestão do risco operacional é responsável por desenvolver políticas, processos, e procedimentos que permitem identificar, avaliar e gerenciar adequadamente o risco operacional da Instituição. A gestão consolidada deste risco é responsabilidade de uma unidade específica, operacionalmente independente, sem conflito de interesses, que está vinculada à Diretoria de Controle, cujo diretor é responsável pela gestão do risco operacional perante o Banco Central, não mantendo responsabilidades pela gestão de recursos de terceiros.

O Banco da Amazônia mantém política corporativa de gestão de risco operacional, aprovada pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração aderente às melhores práticas recomendadas pelo Comitê de Basiléia. A gestão deste risco no Banco da Amazônia tem sido calcada, principalmente, em melhorias dos aspectos qualitativos, que estão relacionados à otimização de controles, processos e procedimentos.

Estrutura de Gestão do Risco Operacional



Relatório de Gerenciamento de Riscos

O objetivo do presente relatório é apresentar informações relativas à gestão de riscos, à apuração do montante dos ativos ponderados pelo risco (RWA) e à apuração do Patrimônio de Referência (PR).

O gerenciamento de riscos do Banco da Amazônia está pautado nos Princípios do Acordo de Basiléia e nas regulamentações do Banco Central do Brasil. O processo de gestão de riscos envolve todas as unidades gerenciadoras de processos/riscos, e tem como objetivo permear os riscos existentes em todas as atividades da empresa, de modo a maximizar as oportunidades e minimizar os efeitos negativos.

Consulte os arquivos 

Código de Ética

O Banco da Amazônia reconhece seu papel no resgate da importância da Região para o desenvolvimento de sua gente e contribuição para um país melhor, mais justo e equânime.

Na qualidade de agente financeiro para a implementação das políticas creditícias para a região, o que norteia nossos relacionamentos é a busca do bem-estar de todos que compõem a comunidade em que atuamos.

Apresentarmo-nos a essa comunidade implica no estabelecimento e divulgação de normas de conduta que orientam nossas ações, ora expressas neste Código de Conduta Ética.

O Código de Conduta Ética do Banco da Amazônia contém padrões baseados nos princípios da legalidade, probidade, impessoalidade, transparência e respeito ao ser humano, presentes na Constituição Federal, no Código de Conduta Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e o Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Todos os abrangidos por este Código de Conduta Ética, ao expressar formalmente sua adesão, declaram estar imbuídos desses princípios e, por sua prática, esperam ser reconhecidos pela sociedade.

Código de Ética

Contatos da Comissão de Ética
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Av. Presidente Vargas n.° 800, Belém (PA)


CONTATO

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  •    Telefone (Geral): 4008-3888
       

  • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

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    - Telefone: 0800 722 21 71

    Help Desk do Amazônia Online   
    - Telefone: 0800 280 3595

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