Portal da Integridade
  • O PORTAL DA INTEGRIDADE
  • O PORTAL DA INTEGRIDADE

O Programa de Integridade foi instituído através do Decreto 8.420/2015, que o define como um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade.

O Banco da Amazônia se fundamentou para construir seu programa de integridade nas orientações da Controladoria-Geral da União (CGU), em seus manuais:

- Guia de implantação do programa de integridade nas empresas públicas;

- Guia prático de gestão de risco para integridade; e

- Manual para implantação de programa de integridade.

Trata-se de um conjunto de medidas e ações que devem ser adotadas, para que haja um programa efetivamente implantado na instituição.

O programa foi estruturado e aplicado de acordo com o desenvolvimento de suas atividades, garantindo o constante aprimoramento e adequação, visando garantir sua efetividade.

O programa de Integridade do Banco da Amazônia busca reunir um conjunto de medidas de integridade que se destinam à prevenção, detecção e correção de atos de corrupção e fraude e tem suas diretrizes baseadas em cinco pilares destacados abaixo:

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                                                                                  pdf bt peq - Programa de Integridade 2020

  • O PROGRAMA
  • O PROGRAMA

  • COMPROMISSO
  • COMPROMISSO

O comprometimento da alta administração com o Programa de Integridade é a base para a criação de uma cultura organizacional em que colaboradores, fornecedores, terceirizados e todos que se relacionam com o Banco da Amazônia prezem efetivamente pelo ambiente ético, além de ser um dos pilares mais efetivos para diminuir a probabilidade de riscos de fraude e corrupção.


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O Banco da Amazônia desenvolveu a Gestão dos Riscos de Integridade, previsto no Guia de Implantação do Programa de Integridade nas Empresas Estatais, publicado pela CGU. Tem por objetivo tratar de riscos e oportunidades que afetam a criação ou a preservação de valor.

Alinhado aos objetivos, temos as diretrizes básicas de boas práticas na instituição, despertando os gestores para a importância da gestão de integridade, definindo assim a responsabilidade de cada um na aplicabilidade efetiva do programa.

A Gestão de Risco foi dividida em três fases:

1. Identificação dos Riscos de Integridade;

2. Avaliação dos Riscos de Integridade;

3. Adequações de Medidas.

  • ANÁLISE DE RISCO
  • ANÁLISE DE RISCO

  • NORMATIVOS
  • NORMATIVOS

O Programa do Banco da Amazônia é composto por políticas e procedimentos que devem ser observados no relacionamento com o público interno e externo e reflete o compromisso da alta administração com a prevenção e o combate à corrupção, aderente à missão, visão e valores da Instituição.

As diretrizes das políticas e normas estão disponíveis no site institucional do banco e são instrumentos que norteiam os procedimentos e condutas de integridade no Banco.

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pdf bt peq - Código de Conduta Ética   

Para criar uma estratégia efetiva de comunicação, a instituição alinhou dois fatores: divulgação e acessibilidade da informação. A disponibilização dos conteúdos é feita de forma clara, precisa, e de fácil compreensão, considerando sempre o público alvo a ser destinada mensagem.

Dá acesso ao conteúdo de políticas e as ações de integridade; aos códigos de éticas e condutas; e aos normativos, é um pré-requisito para que o Programa de Integridade seja realmente efetivo, e o Banco da Amazônia tem feito suas comunicações de forma periódica e constantes a todos colaboradores.

  • COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
  • COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

  • MONITORAMENTO
  • MONITORAMENTO

Dentro desse pilar são trabalhados os indicadores de integridade para avaliação periódica do Programa de Integridade, visando as melhorias contínuas necessárias para deixar o Programa alinhado as mudanças estratégicas e mercadológicas.

Os pontos de atenção decorrentes do monitoramento são objeto de planos de ação, para que fragilidades identificadas sejam corrigidas, e o Programa de Integridade seja atualizado de acordo com a necessidade identificada.

O Banco divulga de forma espontânea e proativa os dados da instituição, que são de interesse geral ou coletivo, com o objetivo de facilitar o acesso à informação pública, a chamada Transparência Ativa. Caso a informação desejada não seja encontrada, a pessoa física ou jurídica poderá utilizar o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e registrar um pedido no e-SIC, sistema centralizador dos pedidos.

  • TRANSPARÊNCIA
  • TRANSPARÊNCIA

  • CANAL DE DENÚNCIAS
  • CANAL DE DENÚNCIAS

O Canal de Denúncias é destinado ao público interno (empregados, terceirizados, estagiários, menor aprendiz e acionistas) e externo (clientes, usuários, parceiros e fornecedores), e demais envolvidos que fazem parte ou possuam relação com o Banco.

São garantidos todos os requisitos que um canal de denúncias exige: a proteção aos denunciantes, sigilo das informações e garantia de recebimento de denúncias anônimas. As denúncias recebidas são encaminhadas para apuração nas instâncias adequadas.

Acesse o canal de denúncias - Clique aqui

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