Sustentabilidade

Sustentabilidade

Image
O que você está procurando?

O que nos orienta

Missão

Desenvolver uma Amazônia Sustentável com crédito e soluções eficazes.

Visão

Ser o principal Banco de desenvolvimento da Amazônia, moderno, com colaboradores engajados e resultados sólidos.

Valores


Transparência
Meritocracia
Ética
Valorização do cliente
Responsabilidade
Inovação
Diversidade
Sustentabilidade

Missão

Desenvolver uma Amazônia Sustentável com crédito e soluções eficazes.

Visão

Ser o principal Banco de desenvolvimento da Amazônia, moderno, com colaboradores engajados e resultados sólidos.

Valores

Transparência
Meritocracia
Ética
Valorização do cliente

Responsabilidade
Inovação
Diversidade
Sustentabilidade

 

Sustentabilidade do Banco da Amazônia
Linha do Tempo

Image
Image

Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática

Tratar a sustentabilidade no âmbito das organizações é uma tarefa complexa que exige empenho constante. Considerado um tema transversal, o trabalho pautado na sustentabilidade e consequentemente, no desenvolvimento sustentável, exige que se mantenha o foco acerca do caminho que será percorrido e as práticas necessárias, em meio a tantas outras que se observa atualmente. O Banco da Amazônia entende seu papel central na indução do Desenvolvimento da maior floresta tropical do Mundo, e sabe que atuar com responsabilidade socioambiental exige comprometimento e diligência com o tema, por esta razão o BASA vem, ao longo dos últimos anos, aperfeiçoando suas práticas, normas de procedimentos e suas políticas sobre o tema, de forma a reafirmar seu papel central no desenvolvimento de uma Amazônia Sustentável, com créditos e soluções eficazes.

Atividades com Vistas a sua Implementação

A PRSAC do Banco da Amazônia foi criada tendo como base a regulamentação do Banco Central que trata do Tema, e seu Plano de Ação foi construído de forma a evidenciar o compromisso com ações mais efetivas voltadas ao tema. Para a efetividade da PRSAC do Banco da Amazônia, ele é conduzido à luz das diretrizes de acompanhamento de projeto estratégico, tendo como seu responsável o Presidente do Banco da Amazônia, e com acompanhamento reportado periodicamente ao Conselho de Administração do BASA.

Image

Patrocínio aos projetos
sociais e culturais da região

Saiba mais
Image

Selo do
Tesouro Verde

Saiba mais
Image

Publicações e apoio às
pesquisas científicas

Saiba mais
Image

Prêmio Professor
Samuel Benchimol

Saiba mais
Image

Agenda ASG

Ambiental Social Governança

Acesse aqui

GRSAC BASE Dezembro - 2023

Exercício: 2023
Data da publicação: 30.04.2024

GRSAC BASE Junho - 2023

Exercício: 2023
Data da publicação: 20.11.23

GRSAC BASE Dezembro - 2022

Exercício: 2022
Data da publicação: 20.06.23

Compromisso com a sustentabilidade 

Image

Sustentabilidade no Crédito

Image

Financiamento para energia renovável às empresas e pessoas físicas.
Cartilha FNO energia verde

Saiba mais
Image

Práticas sustentáveis no agronegócio com linhas verdes do FNO Rural.
FNO Amazônia Rural Verde

Saiba mais
Image

Apoio aos projetos de infraestrutura verde.

FNO Amazônia infra verde

Saiba mais
Image

Financiamento aos empreendimentos da saúde, educação e inovação no FNO Empresarial Verde.

FNO Amazônia Empresarial Verde

Saiba mais
Image

Apoio à
Agricultura Familiar

Image

Microcrédito
Produtivo Orientado

Saiba mais

Governança no Banco da Amazônia

Image
Encontros Regionais com os Estados para Planejamento das aplicações de recursos
Image
Atuação integrada com os órgãos Estaduais municípios
Image
Estrutura robusta de governança corporativa com decisões técnicas e colegiadas
Image
Publicações dos resultados e ações do Banco da Amazônia

Além disso, um importante documento para construção da estratégia em sustentabilidade no Banco da Amazônia, e em consequência de sua Politica de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática, temos a Matriz de Materialidade, é um processo que consiste na consulta as partes interessadas (stakeholders) com quem o Banco, a pesquisa auxilia na definição dos temas materiais e indicadores relevantes na atuação da empresa, e que servirão de base para orientar a nossa atuação considerando a visão dos diversos públicos que o banco atende.

ACORDOS DE COOPERAÇÃO

Alt Text

Agência Francesa de Desenvolvimento e Banco Mundial: O Banco trabalhou ao longo de 2023 o Banco da Amazônia trabalhou na construção de uma captação de recurso, que tinha como principal objetivo aumentar o volume de investimentos na Amazônia. O trabalho de cooperação institucional visa primordialmente à captação de recursos financeiros para investimentos na Amazônia. Nesse contexto, o Banco da Amazônia tem se empenhado nessa tarefa e, ao longo de 2023, atuou com esse objetivo junto à Agência Francesa de Desenvolvimento e ao Banco Mundial. Com a Agência Francesa de Desenvolvimento, o Banco já assinou um Termo de Compromisso para captação de recursos. Quanto ao trabalho com o Banco Mundial, encontra-se em fase de planejamento, com a aprovação pelo Banco da Amazônia, da Carta Consulta junto à Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Alt Text

Corporação Interamericana de Investimentos e Corporação Financeira Internacional: O Banco da Amazônia assinou, por ocasião da COP no Emirados Arabes Unidos um Memorando de Entendimento juntamente com a Corporação Interamericana de Investimentos (BID Invest) e a Corporação Financeira Internacional (IFC). O documento tinha como principal objetivo, “formalizar e facilitar a colaboração entre as Instituições para promover programas e projetos para alavancar recursos e iniciativas para promover o desenvolvimento social e econômico na região amazônica do Brasil”. Corporação Interamericana de Investimentos (BID Invest) é uma instituição multilateral de desenvolvimento criada para promover o desenvolvimento econômico de seus países membros em desenvolvimento regional. A Corporação Financeira Internacional (IFC) é uma instituição financeira internacional que oferece serviços de investimento, consultoria e gestão de ativos para incentivar o desenvolvimento do setor privado em países menos desenvolvidos; o IFC é membro do Grupo Banco Mundial.

La Associación Latinoamericana de Institucionaes Financeiras para el Desarollo – ALIDE: A ALIDE é uma comunidade de instituições financeiras que gera soluções para Bancos de Desenvolvimento que atuam na América Latina e Caribe, seu principal objetivo é a integração das atividades promovidas por essas entidades, para a promoção do fortalecimento dessas instituições e sua maior integração nos processos econômicos e sociais das comunidades onde estão inseridas. Para o Banco da Amazônia, integrar esses espaços sobretudo no âmbito da agenda da COP30 prevista para acontecer em Belém, é importante a medida que nos proporciona contatos com instituições que estão dedicadas as mesmas atividades e atuam na Amazônia, a nível internacional. A adesão do Banco neste espaço marca um novo passo por parte da nossa instituição, a medida que nos coloca em contato com outros parceiros, o que pode proporcionar novos conhecimentos e práticas tanto em temas que já atuamos permitindo o aperfeiçoamento de nossas capacidades, quanto em novos temas, abrindo outras perspectivas de atuação.

COALIZÃO VERDE: O Basa formalizou sua entrada na Coalizão Verde por ocasião da COP 28, ocorrida nos Emirados Árabes Unidos. A Coalizão Verde é uma aliança entre Bancos de Desenvolvimento (BDs) da Região Amazônica, coordenada pelo Bando Interamericano de Desenvolvimento e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que tem como objetivo promover soluções financeiras que potencializam atividades produtivas inclusivas e viabilizam empreendimentos sustentáveis, respeitando características locais e regionais. A coalizão verde foi formatada em Grupos de Trabalho, sendo o Banco da Amazônia Co-líder do Grupo de Trabalho 4 dedicado a estratégias de mobilização de recursos para a Amazônia, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES).

Image
Image