Conselho
de Administração
Conselho de Administração

Nosso conselho de Administração
Nós possuímos dois conselhos dentro do Banco da Amazônia, o Conselho Fiscal e o Conselho de Administração.
O primeiro cuida do controle e da fiscalização das finanças e da gestão de nosso banco, enquanto o segundo é responsável pelo direcionamento estratégico dos negócios.

Conselho Administrativo
O Conselho de Administração é composto por 7 (sete) membros, 4 (quatro) indicados pelo Ministério da Fazenda, 1 (um) representante dos empregados, 1 (um) representante dos acionistas minoritários e o Presidente do Banco. Na atual composição, 1 (um) membro, indicado pelo Ministro da Fazenda é independente. O Conselho de Administração tem prazo de gestão unificado de 2 (dois) anos e são permitidas até 3 (três) reconduções consecutivas.
Conheça os membros do Conselho Administrativo
Membro Independente do Conselho de
Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Posse em 18/06/2020, na 312ª
Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 18/11/2020.
Reeleito na A.G.O de 22/04/2021. Reconduzido na A.G.E de 28/01/2022. 2ª Reeleição
na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê
de Auditoria do Banco da Amazônia. Coordenador do Comitê Estratégico Ambiental,
Social e de Governança do Banco da Amazônia. Conselheiro Verbank Agricultura do
Brasil CEO. Membro do Comitê Superior de Adm. de Riscos Financeiros do Banco Itaú
Holding S.A. 1993 – 1997. Membro do Comitê Operacional e de Ética da ANBIMA 2004
– 2010. Vice-Pres. Câmara Consultiva de Câmbio e membro da Câmara Consultiva de
Ativos da BM&F 2004 – 2009. Membro-Suplente do Board do Emerging Market Traders
Association (EMTA) 2006 – 2010. Integrante do ICMA Secondary Market Working
Group 2008 – 2010. Sócio-Diretor da Off Rush Import. Export. Mestrado em
Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD – 1990.
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1987.
Presidente do Banco da Amazônia e Membro Nato do Conselho de Administração. Nomeação e Posse em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Possui 39 anos de carreira, ocupando posições estratégicas em notáveis empresas no Brasil e no exterior (BB, PREVI, PSEG e Banco do Brasil Américas). Esteve a frente de projetos de alta relevância, em diferentes disciplinas empresariais e seus subsistemas, tais como: varejo bancário, fusões e aquisições, energia, CRM e marketing digital, estratégia de clientes, planejamento estratégico, canais de distribuição e desenvolvimento de pessoas. Atuou como conselheiro de administração das companhias Rio Grande Energia, CELPE, COELBA e Neoenergia e como consultor independente em projetos nas áreas de gestão empresarial, fusões e aquisições e estruturação financeira, ligados ao setor elétrico. Foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Flórida) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea.
Presidente do Conselho de Administração, na qualidade de representante do Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Posse em 25/05/2023, na 347ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleita na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Economista, com Doutorado em Economia Aplicada pela Unicamp, pesquisadora em Economia e Administração Pública e servidora federal da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) desde 2011. Atual Diretora de Orçamento e de Informações de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou nos últimos anos em posições de coordenação e assessoramento (Coordenação-Geral, Chefe de Gabinete, Assessora) no Ministério da Cidadania, auxiliando a alta gestão (Diretores, Secretários e Ministros) na articulação política e assessoramento técnico em assuntos relacionados a Planejamento, Macroeconomia, Indicadores setoriais e socioeconômicos e Governança de Empresas Estatais, bem como na condução de proposições legislativas em diversas áreas. Foi ainda professora de nível superior em disciplinas relacionadas à Economia e Finanças Públicas e atuou como pesquisadora em diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento econômico, tais como o Ipea, a Embrapa e Fundação Seade.
Membro do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Nomeação em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 29/06/2023 na 348ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Servidor público (Técnico de Planejamento e Pesquisa). Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (SERT/MF). Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e está cursando doutorado em economia da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Economia e Desenvolvimento. É pesquisador licenciado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e exerceu o mandato de Diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. Especialista em macroeconomia e política fiscal, tendo publicado inúmeros estudos em tópicos relacionados às finanças públicas nos acadêmicos, como o primeiro lugar por quatro vezes no Prêmio Tesouro Nacional e o primeiro lugar por duas vezes no Prêmio SOF de Monografias.
Clique aqui para acessar as atas e Reuniões da Administração